Prefeito empreendedor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



CURSO DE MBA EM GESTÃO PÚBLICA







FÁTIMA APARECIDA PARIS







ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO

PREFEITO EMPREENDEDOR









SÃO CAETANO DO SUL/SP

NOVEMBRO/2011

Prefeito Empreendedor – Helder Ignácio Salomão – Prefeito de Cariacica – ES: Prioridade para os fornecedores locais


Fátima Aparecida Paris[1]


RESUMO


Este artigo apresenta ahistória de um prefeito empreendedor. Desde 2008, Hélder Ignácio Salomão prefeito de Cariacica, Espírito Santo, sempre teve a preocupação em aproveitar o potencial das micro e pequenas empresas para a geração de emprego, renda e desenvolvimento no munícipio, considerado um dos mais carentes na região da Grande Vitória. Para isso ele efetivou propostas aprovadas pelo Fórum Consultivo Público-Privado,realizou uma pesquisa e constatou que 87% das empresas consultadas tinham CNPJ, mas estavam irregulares, criou o Ciampe (Centro Integrado de Apoio à Micro e Pequena Empresa), instituiu o Programa Estruturante das Micro e Pequenas Empresas de Cariacica (PROEMPE), com o objetivo de criar uma rede empreendedora capaz de fortalecer a economia do município, atuando de forma intensiva na formalização deempreendimentos e buscou o envolvimento de parceiros. O projeto, composto por dez ações, conseguiu estabelecer um ambiente legal e de negócios favorável às microempresas, dentro do que estabelece a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06). A partir da adoção dessas providências prefeito ganhou as edições de 2005, 2007 e 2009 do prêmio Prefeito Empreendedor do SEBRAE.
Palavras -chave: Prefeito Empreendedor, Cariacica, Micro e Pequenas Empresas, Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, PROEMPE.
1. INTRODUÇÃO

Os desafios para o desenvolvimento sustentável estão na agenda das empresas e dos governos. Afinal, a competitividade do setor produtivo, agora e para as futuras gerações, é resultado das características do ambiente de negócios do país, do estado, da região edo município. Um ambiente de eficiência depende da qualidade das políticas tributárias, do nível de educação e qualificação da mão-de-obra, da redução de entraves burocráticos, da capacidade de inovação e acesso à tecnologia, da regulamentação das relações econômicas e sociais, entre outros fatores.
Para o apoio e parceria às Micro e Pequenas Empresas e administrações municipais temos o(SEBRAE) O Serviço Brasileiro de Apoio que cria políticas públicas locais de valorização dos pequenos negócios. Esse segmento é responsável por expressivas oportunidades de renda e emprego.
E só com a efetiva participação das micro e pequenas empresas na economia de todos os 5.564 municípios brasileiros o pleno desenvolvimento do País será alcançado.
Além de buscar capacitação paraadministrar o próprio negócio, o empresário precisa contar com ambiente favorável para progredir, seja com a adequação dos tributos, seja com a redução da burocracia ou ainda com o acesso à inovação da era pós-industrial, marcada principalmente pela difusão do conhecimento.
Visando o incentivo a todos os municípios do país, o SEBRAE criou o Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor, o Guia doCandidato Empreendedor e os cursos de capacitação de gestores públicos em compras governamentais.
Essa iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) tem por objetivo captar, reconhecer, disseminar ações municipais de desenvolvimento local com base no apoio aos micro e pequenos negócio e para isso de premeia prefeitos empreendedores estimulando àsadministrações municipais na busca por soluções criativas e corajosas de desenvolvimento municipal. É uma maneira de aproximá-las ainda mais do leque de soluções oferecidas pela instituição do empreendedorismo, destinando, ora recursos, ora mão-de-obra qualificada, como apoio aos projetos de cada localidade.
Realizado a cada dois anos, o Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor é concedido a prefeitos...
tracking img