Empowerment

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 1
1. DESENVOLVIMENTO EVOLUTIVO
1.1. Prática de Cidadania ...........................................................................................XX
1.2. Objetivos ............................................................................................................XX
1.3. Movimento deConscientizações........................................................................XX
1.4. Princípios da Prática Social.................................................................................XX
2. APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL ...... 16
2.1. Gestão de Pessoas................................................................................................XX
2.2. Valorização do indivíduo 30

3. EMPOWERMENT
3.1.Conceitos de uma novacultura organizacional....................................................XX
3.2. Histórico do Empowerment.................................................................................XX
3.3. Importância do Empowerment ...........................................................................XX
3.4. Tipos de Empowerment.......................................................................................XX
3.5. Gestão de Recursos Humanos e Empowerment...................................................XX

CONSIDERAÇÕES FINAIS 42
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 43

1. INTRODUÇÃO
O empowerment é uma abordagem de projeto de trabalho que objetiva a delegação de poder de decisão, autonomia e participação dos funcionários na administração das empresas. Busca-se ocomprometimento dos empregados em contribuir para as decisões estratégicas, com o objetivo de melhorar o desempenho da organização. É uma alternativa para o paradigma tradicional de gestão. O novo paradigma está focado na desburocratização, na descentralização, na flexibilização e na inovação (Herrenkohl, Judson e Heffner, 1999; Cunningham e Hyman, 1999; Wilkinson, 1997; Pfeiffer e Dunlop,1990).
O desenvolvimento do empowerment, entretanto, necessita de um contexto organizacional que viabilize a descentralização da decisão, o compartilhamento da informação e a autonomia (Wilkinson, 1998).
Vale destacar que não existe um termo único em português para o significado de empowerment. Na língua inglesa, o termo significa "the process of giving somebody the power of act" (Oxford AdvancedLearner's Dictionary, 1995) (Rodrigues e Santos, 2001).
O conceito de empowerment tornou-se nos últimos tempos uma das mais requisitadas "buzz words" relativamente à intervenção social. Definindo-se empowerment como um processo de reconhecimento, criação e utilização de recursos e de instrumentos pelos indivíduos, grupos e comunidades, em si mesmos e no meio envolvente, que se traduz num acréscimode poder - psicológico, sócio-cultural, político e econômico - que permite a estes sujeitos aumentar a eficácia do exercício da sua cidadania. O caminho histórico que alimentou este conceito tem sido um caminho que visa à libertação dos indivíduos relativamente a estruturas, conjunturas e práticas culturais e sociais que se revelam injustas, opressivas e discriminadoras, através de um processode reflexão sobre a realidade da vida humana. Devido a uma certa imaturidade teórica e metodológica, não existe ainda nenhum conjunto de princípios estabelecidos e institucionalizados como sendo os princípios de uma correta prática deste estilo de intervenção. (PINTO, 1998).
A abordagem de empowerment remonta a finais da década de 1970, nos EUA, e desde o final dos anos 80 tem vindo aimplantar-se como o paradigma dominante do serviço social. O processo de empowerment é ainda uma opção marginal ou periférica ao discurso institucionalizado da prática do serviço social. (PINTO, 1998)
O pensamento administrativo evoluiu para atender às necessidades da organização no competitivo mundo capitalista em que vivemos atualmente. A mudança da produção em massa para a produção enxuta leva as...
tracking img