Empowerment

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O pensamento administrativo evoluiu para atender às necessidades da organização no competitivo mundo capitalista em que vivemos atualmente. A mudança da produção em massa para a produção enxuta leva as organizações a repensarem sua forma de administração para continuar competindo neste mercado dinâmico e mutável. Um ambiente competitivo dinâmico e complexo, onde a necessidade deinovação é fator determinante para o sucesso das organizações, exige que as pessoas estejam cada vez mais envolvidas em processos decisórios associados às estratégias empresariais.
A preocupação com competitividade e com a busca constante pela melhoria da qualidade nos processos, nos produtos e nos serviços, torna-se fator preponderante para o sucesso das organizações.
Assim, acredita-se quetodo bom administrador deverá ter em mente, que não basta ter uma boa formação escolar ou profissional sem evolução. O momento é de aprendizado permanente, de busca contínua pela capacitação que facilite criar ou recriar o seu negócio num mundo em que as relações com funcionários e clientes estão cientes destas constantes transformações.
Nesse sentido, esse trabalho expõe uma ferramentaorganizacional de suma importância para as organizações, o “Ewpowerment” que visa transferir o poder da tomada de decisão da gerência para os seus subordinados, porém verifica-se que há certa resistência tanto da gerência em delegar, bem como por parte dos subordinados em aceitar as imposições. Deve-se trabalhar com a conscientização e com o comprometimento de toda a equipe de trabalho, gerência efuncionários juntos, buscando os mesmos objetivos.
A finalidade básica desse trabalho acadêmico é apresentar a ferramenta do Empowerment, seu funcionamento, sua importância na organização e saber como evitar os erros durante o processo de implantação.
Desse modo, este trabalho resultará num melhor entendimento do que realmente é Empowerment em uma organização, onde se acredita que várias cabeças semprepensam melhor do que uma. Quando isso não acontece é porque as pessoas não estão trabalhando em equipe.


2. CONCEITO

O termo empowerment significa a descentralização de poderes pelos vários níveis hierárquicos da organização, o que permite a criação de maior motivação nos trabalhadores proporcionada por uma maior liberdade de iniciativa, com naturais benefícios para a organização como umtodo. Passa pela delegação de autoridade a um dado indivíduo ou grupo dentro da organização, sendo no entanto, acompanhado e apoiado pelas chefias. Cada indivíduo deverá ter o poder necessário e suficiente para controlar o seu próprio trabalho, reduzir custos e promover a eficiência e a motivação. Este conceito tem vindo a ser cada vez mais seguido no meio empresarial, pois é entendido como um fatorcrítico de sucesso a longo prazo.
O termo empowement tem sido difundido desde 1648 e se constitui muito mais que um conceito de gestão uma vez que sua base de desenvolvimento e aplicação se encontram na filosofia, na sociologia e na religião.
Segundo FERREIRA, o termo empowerment significa liberar o nosso conhecimento, habilidade e energia assumindo a responsabilidade pelo nosso trabalho, agindocomo dono do negócio.
Para CHIAVENATO, o empoderamento tem sido uma ação que tem como objetivo melhorar a qualidade, a produtividade e também o serviço prestado aos clientes uma vez que a delegação de autoridade e de responsabilidade favorece a criação de relações de confiança entre os níveis hierárquicos de uma empresa.
Entende-se então que empowerment consiste em dar as pessoas o poder dedecisão, de liberdade e de informação que forneça uma participação mais ativa dentro de uma organização, uma vez que não é algo fixo; mais algo que é contínuo e se estende desde o mais alto grau de delegação de poder até o mais baixo.
Seu objetivo é simples o de transmitir responsabilidade e recursos para todas as pessoas para que aflore sua energia criativa e intelectual. Favorecendo assim o...
tracking img