Relatorio do filme home

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

I - Introdução 2
II - Desenvolvimento 3
III - Conclusão 6
IV - Anexos 7



I - Introdução

No âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, no dia 10 de Novembro de 2010, visionamos o filme "Home – O Mundo é a nossa casa".
Este filme foi realizado por Yann Arthus-Bertrand em 2009.
Este filme tem como principal objectivo reflectir sobre consequências das acções do homemna Terra, e fazer-nos aperceber que nos podemos mudar o destino da Terra.


II - Desenvolvimento

O filme começa por falar dos tempos primórdios da Terra, em que esta possui uma atmosfera redutora, rica em dióxido de carbono e desprovida de oxigénio. Esta atmosfera provinha dos gases libertados do centro da Terra através dos vulcões, os quais também esculpem a superfície da Terra.
Poucoa pouco a Terra foi arrefecendo e vapor de água existente na atmosfera condensou e chuvas torrenciais assolaram a Terra. O planeta recebeu assim, grandes quantidades de água no seu estado líquido, o qual podia ser conservado devido a perfeita distância entre a Terra e Sol.
A água começou a criar canais ao longo da superfície da Terra, os quais a levariam em direcção aos oceanos. Durante essepercurso, a água iria remover minerais das rochas por onde passava que iriam ser posteriormente adicionados à água dos oceanos, tornando-os salgados.
Após este introdução do desenvolvimento da Terra, o filme começa a falar dos primeiros seres vivos, micro-organismos dominados de Arqueobactérias, as quais ainda existem actualmente no planeta nos lagos quentes do planeta.
Estas primeiras formas devida alimentam-se do calor da Terra, todas elas excepto a cianobactéria, conhecida também por alga verde. Esta tem a capacidade de se virar em direcção ao Sol e alimentar-se da sua energia. Estas são os antepassados das actuais plantas fotossintéticas, for os primeiros seres que tinham a capacidade de captura o CO2 e usar a energia solar para libertarem oxigénio para a Terra. Foram elas que deramo primeiro passo para a evolução da atmosfera oxidante.
Mas o CO2 não foi maioritariamente reduzido graças a fotossíntese, mas sim ao seu aprisionamento em fosseis de micro-organismos. Graças a eles outras formas de vida puderam se desenvolver.
A Terra sendo um sistema fechado, não tem troca de matéria só de energia, o que faz com que tenha recursos limitados, tal como a água. O sistema donosso planeta é constituído por 4 subsistemas abertos que interagem entre si, sendo eles: a atmosfera, a hidrosfera, a biosfera e a geosfera. Um exemplo deste relacionamento pode ser o ciclo da água, como nos sugere o filme.
Neste ciclo, quando a água se encontra no estado gasoso está no subsistema atmosfera, quando esta condensa cai sobre a forma chuva, neve e granizo, passando para o subsistemageosfera ou hidrosfera, caso a água passe para a geosfera, escoará para águas subterrâneas passando assim para o subsistema hidrosfera, caso vá para a hidrosfera directamente, a água tem dois diferentes caminhos a seguir, o do subsistema biosfera ou o da atmosfera, caso vá para a biosfera, através da sua ingestão regressar à atmosfera através evapotranspiração, então pode ir directamente para ahidrosfera através da evaporação.
O homem apareceu após 4 milhões de anos de evolução das espécies. Mesmo sendo uma espécie muito recente, alteramos a face da Terra, conquistamos territórios e tomamos posse de múltiplos habitats, como nenhum outro ser vivo.
Depois de o ser humano ter vivido 180 mil anos como nómadas, assentou, passando a viver num local só, onde houvesse abundância de peixe, decaça e vegetação.
Após algum tempo o homem deixou de conseguir viver apenas do que a natureza lhe dava, queria mais, criando assim a agricultura, a primeira grande revolução do homem. A partir deste momento o homem começou a revolucionar-se um pouco, criou as cidades e civilizações.
Depois de anos e anos em que homem teve de despender da sua força para realizar as suas actividades mais...
tracking img