Empowerment, coach e mentoring.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1312 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Liderança e Gestão de Equipes
Professora Fábia A Silva

Empowerment, Coach e Mentoring.

O pleno exercício da liderança requer a compreensão de alguns conceitos, que serão abordados nesta aula. São eles: o empowerment, o coach e o mentor.
Empowerment - O ambiente empresarial atual é pautado por tecnologia e processos que devem ser cumpridos rápida e eficientemente. A economia global exigedas empresas produtos com nível altíssimo de qualidade, comunicação direta com os clientes e fornecedores, uma rede de contatos que permita a obtenção rápida de informações essenciais e, principalmente, uma lata produtividade para manter a empresa competitiva.
Mas em meio a toda essa rapidez, é fundamental lembrar-se das peças básicas que compõem qualquer organização: as pessoas. As pessoas são ocoração de qualquer empresa: é por intermédio delas que se estabelecem todas as metas e objetivos organizacionais, e, portanto, elas devem atuar perfeitamente para que o sucesso seja garantido.

Tendo percebido isso, os empresários têm dedicado grande parte de seu tempo a questões relacionadas à liderança. Mas como eles podem provocar a maximização da produtividade de seus funcionários? Oempowerment ou “empoderamento” é um caminho que tem sido trilhado nesse sentido.

O empowerment é uma função gerencial das mais importantes, pois contribui para o aumento da produtividade, redução de custos e, principalmente, maior humanização nas organizações.

“Empoderar” significa aumentar a participação dos colaboradores na “vida” da empresa. Tendo autonomia para encontrar o melhor meio derealizar suas tarefas, e tendo reconhecida sua importância na empresa, os funcionários sentem-se mais estimulados para trabalhar, e isso gera aumento na produtividade.
No entanto, para que uma organização possa fazer uso do empowerment, é necessário que aqueles que exercem papéis de liderança utilizem algumas técnicas:

• Delegar poder e responsabilidade às pessoas quando elas tiverem disposiçãoe capacidade para assumi-los.
• Manter a autoestima dos funcionários elevada.
• Apresentar disponibilidade para ouvir e responder perguntas, dúvidas e sugestões de todos os membros da organização.
• Buscar nos funcionários soluções e sugestões para os problemas organizacionais, favorecendo aumento na participação do grupo.
• Apoiar as iniciativas e idéias das pessoas sempreque estas forem coerentes com os objetivos da empresa, dando poder e subsídios para sua implantação, e fazendo com que as próprias pessoas assumam a responsabilidade pela implantação dessas idéias.
• Deixar que as pessoas gerenciem o próprio comportamento e nível de produtividade.
• Criar equipes de trabalho autônomas e integradas, com poder, responsabilidade, missão e metas bem definidas.A utilização consistente do empowerment leva as pessoas a sentirem-se mais importantes para a empresa, gerando um aumento do comprometimento e do envolvimento delas com a organização.

Investimentos em recursos humanos, conversas de motivação, aumentos salariais, comunicação adequada, garantia de estabilidade, treinamentos e várias outras ações só são realmente aproveitadas quando osfuncionários estão dispostos a incrementar sua produtividade e aumentar seu desempenho.
Coach e Coaching - O termo coach, proveniente do inglês, tem origem no mundo dos esportes e designa o papel do professor, treinador, preparador, o “técnico”.

No contexto organizacional, coach é o papel daquele que se compromete a apoiar alguém a atingir determinado objetivo, e coaching é o nome dado ao processode desenvolvimento que tem início nesse momento.

Oferecer coaching não significa comprometer-se apenas com os resultados, mas com a pessoa como um todo, com a sua realização e com o seu desenvolvimento.
Podemos dizer que os processos de coaching e de empowerment estão diretamente relacionados, pois o processo de coaching “empodera” o indivíduo, na medida em que o leva a adquirir competências...
tracking img