Esgoto a vacuo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2173 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
Nas últimas décadas, verificou-se um crescimento vertiginoso nas cidades, em decorrência do êxodo rural, e da formação de grandes áreas concentradas, tornando cada vez mais escasso o recurso natural água, pois além do aumento populacional, outros fatores têm contribuído para a escassez, como a poluição dos recursos hídricos implicando na diminuição da disponibilidade de água comqualidade para os diversos tipos de usos, e também o conceito convencional de que o incremento na melhoria do bem-estar está diretamente relacionado com o aumento do consumo individual de água (TSUTIYA, 2004).
O sistema de coleta de esgoto a vácuo oferece certas vantagens sobre o sistema convencional por gravidade que o tornam indispensável tanto, em países já desenvolvidos quanto em países emdesenvolvimento como o Brasil e traz o conceito de diminuição de consumo de água potável.
Palavras Chaves: recursos hídricos; esgoto a vácuo; água potável.
Introdução
O principal foco deste trabalho é propor o conhecimento das características físicas e funcionais do sistema de esgoto a vácuo, que contém ações tecnológicas diferenciadas, principalmente na redução do consumo de água e consequentemente nadiminuição do volume de esgoto sanitário.
O principio básico para o funcionamento do esgoto a vácuo é o de usar o diferencial de pressão para o transporte do esgoto dos vasos sanitários, com opção para o esgoto secundário dos lavatórios, mictórios e chuveiros. O sistema consiste em uma central de vácuo automatizada, que coleta o esgoto através de uma rede de tubulações, baseando-se na diferençade pressão atmosférica, com a baixa pressão existente no interior da tubulação. Quando o botão de acionamento do vaso sanitário é pressionado sua válvula se abre, sugando o efluente em direção à unidade central e, ao mesmo tempo libera um jato de água limpa de 1,2 litros suficiente para a devida higienização.
Se compararmos os vasos sanitários que ainda operam com um volume de água 6,0 a 12,0litros por acionamento verifica-se uma economia significativa que varia de 80 a 90% do consumo de água.
Dentre as vantagens deste sistema:
- Instalação 5 a 10 vezes mais rápida;
- Custo de implantação até 40% menor;
- Extensão menor de rede;
- Sistema completamente lacrado. Não existe a possibilidades de vazamentos ou infiltrações, desde o seu local de partida até a Estação de Tratamento, o queo torna preventivo de saúde e meio ambiente;
- Custos significativamente menores.
Além de ser econômico, o sistema proporciona benefícios adicionais tais como:
- Eliminação de infiltração de águas pluviais;
- O fim da contaminação do solo pelo esgoto;
- Eliminação dos espaços confinados e dos poços de inspeção.
E dentre as suas desvantagens o custo de implantação do sistema a vácuo éelevado, compensando apenas para locais de grande concentração de pessoas como shoppings, aeroportos, rodoviárias e etc.

Gráfico 1: Comparativo entre o sistema convencional de esgoto e o sistema à vácuo
Fonte: The Collaborative for High Performance School Buildings


Objetivo
Descrever os aspectos técnicos e comparar o sistema de esgoto a vácuo em relação ao sistema convencional.Justificativa
Tendo em vista que o sistema a vácuo ainda é pouco explorado no que diz respeito a sistemas sanitários e é um tema que gera uma boa discussão já que no Brasil ainda não se têm plena consciência da importância do uso racional da água, este tema foi escolhido para estudo. Além de abordar um projeto diferente do que vem sendo estudado em sala de aula, gerando um bom aprendizado no que dizrespeito aos avanços da engenharia civil.

Material e Métodos
Para o desenvolvimento do trabalho, foi utilizada pesquisa bibliográfica e consulta a manuais técnicos. Como resultado, será apresentada uma descrição do sistema a vácuo bem como uma comparação com o sistema tradicional de esgotamento. Pretende-se utilizar como parâmetros o consumo de água e de energia.


Resultados

1. Descrições...
tracking img