Empatia supera remedio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (647 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Empatia supera remédio


Alguns medicamentos podem fazer com que você sofra um dia a menos com os sintomas da gripe, mas frequentemente à custa de efeitos colaterais não menos desagradáveis do quea própria gripe.


Agora, uma nova pesquisa mostra, pela primeira vez, que a empatia do médico pode ser uma forma muito melhor para acelerar a recuperação do paciente.


As pessoas se recuperamda gripe comum mais rapidamente se eles acreditarem que seu médico está demonstrando compaixão em relação à sua situação com a doença, segundo um estudo publicado no exemplar de Julho do jornalmédico Family Medicine, conduzido por cientistas da Universidade Wisconsin (EUA).


Qualidade da consulta médica


O estudo, feito em clínicas durante o primeiro atendimento aos pacientes, incluiu 350participantes que tiveram um dentre três tipos de encontro com os médicos: nenhuma interação, uma consulta padrão com discussões sobre o histórico médico e a doença atual, ou uma interação avançadaonde o médico fez mais perguntas e demonstrou uma maior preocupação com o paciente.


A seguir os pacientes deram notas aos médicos por meio de um questionário que perguntava se o médicos os haviamfeito sentirem-se melhor, se haviam permitido que eles contassem sua história, ouvido o que eles tinham a dizer, entendido suas preocupações, agido positivamente, explicado as coisas claramente,ajudado-os a tomarem controle da situação e se os ajudaram a traçar um plano de ação para a recuperação.


Médico empático cura da gripe


Os 84 pacientes que deram nota máxima aos médicos que osatenderam conseguiram livrar-se da gripe um dia inteiro mais cedo do que os pacientes que deram notas mais baixas aos médicos. Um resultado superior ao dos medicamentos mais eficientes, sem os efeitoscolaterais.


Medindo as células imunológicas nas secreções nasais, os pesquisadores também descobriram que os pacientes que deram notas máximas aos médicos adquiriram imunidade à sua gripe dentro...
tracking img