Cordenadas geograficas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic] [pic]


Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Beja

Transformação de Coordenadas





Disciplina: Cartografia Matemática
Docente: Luís Machado
Discentes: João Soares nº 3687
Luís Faria nº 4037
Curso: Engenharia Topográfica
Ano: 2º
Ano Lectivo: 2005/2006
Data de Entrega: 16/12/2005

Índice



Índice 2Introdução 3
Palavras-chave 4
O Modelo de Bursa – Wolfe 7
O Modelo de Molodensky 10
Transformação de Coordenadas 12
A Transformação de coordenadas Naturais em Geodésicas 12
Transformação entre Coordenadas Geodésicas e Tridimensionais 14
Transformação de Coordenadas Cartográficas 16
Coordenadas Tridimensionais: 17
Coordenadas Geodésicas Elipsoidais: 18
Síntese das Transformações econversões entre sistemas de coordenadas 20
Conclusão 22
Referências Bibliográficas 23



























Introdução


No âmbito da disciplina de Cartografia Matemática, elaborou-se um trabalho que tem como título “Transformação de Coordenadas”. Este trabalho tem o intuito de informar ou mostrar algumas das transformações de coordenadas existentes naGeodesia. Há várias transformações de coordenas, mas só algumas vão ser referidas neste trabalho. Algumas das transformações de coordenadas que se iram verificar neste trabalho são:
• Transformação de Coordenadas Cartesianas Tridimensionais (x, y, z)
• Transformação de Coordenadas Geodésicas (φ, λ, h)
• Transformação de Coordenadas Cartográficas

Posteriormente a todas estastransformações definimos dois métodos que se revelam muito importantes sendo até mesmo inseparáveis na elaboração de transformação de coordenadas, esses métodos são:
• Método de Bursa-Wolfe
• Método de Molodensky

Estes métodos vão ser importantes para a elaboração do trabalho, uma vez que vão ser referidos ao longo de quase todo o trabalho.
Optamos também por inserir algumas definições queachamos que seriam relevantes para a riqueza do trabalho, definições essas que passam por uma pequena explicação de algumas palavras-chave para um entendimento melhor e mais definido do trabalho.






Palavras-chave


Cartografia matemática
Ramo da Cartografia que trata dos aspectos matemáticos ligados à concepção e construção das cartas, designadamente as projecções cartográficas. Emboraas primeiras projecções cartográficas conhecidas remontem à antiguidade clássica, a sua abordagem mais formal só foi iniciada após o desenvolvimento do cálculo matemático, que se verificou no final do séc. XVII, sobretudo por Lambert e Lagrange. Nó séc. XIX, foram muito importantes os contributos de Gauss e de Tissot. O termo tradicional português actualmente em desuso, é geografia matemática.Coordenadas cartográficas
Coordenadas rectangulares definidas sobre uma quadrícula cartográfica, designadamente a distância à distância à meridiana e a distância à perpendicular.

Coordenadas geodésicas
Sistema de coordenadas, rectangulares ou geográficas, definido numa determinada superfície de referência geodésica.

Coordenadas geodésicas elipsoidais
Coordenadas geodésicas definidasnum elipsóide de referência, designadamente a latitude, a longitude e a altitude geodésicas.


Coordenadas rectangulares
Sistema de coordenadas, no plano (ou no espaço tridimensional), que utiliza duas (ou três) medidas de distância a dois (ou três) eixos perpendiculares entre si para referenciar as posições. No caso dos sistemas de coordenadas planas, os eixos são geralmente designados poreixo das abcissas e eixo das ordenadas.

Datum
Em geodesia, o conjunto dos parâmetros que constituem a referência de um sistema de coordenadas geográficas ou altimétricas.


Datum Geodésico
Conjunto dos parâmetros que constituem a referência de um determinado sistema de coordenadas geográficas, e que inclui a especificação do elipsóide de referência, bem como a sua posição e orientação...
tracking img