Estamira x economia solidaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia Solidária X Documentário Estamira.
Economia Solidária é uma forma diferente de sobreviver, de produzir, vender, comprar e trocar, não existe exploração do outro ou de si próprio, não existelevar vantagem, sobrevivem sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, tento empatia com o outro, pensando não só em si, mas no bem estar de todos os seres vivos.

A economiasolidária é inovadora, uma alternativa, uma proposta a favor da inclusão social. Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes detroca, empresas auto-gestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.Portanto economia solidária e um conjunto de atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito, organizadas sob a forma de autogestão.
Considerando essas características,a economia solidária aponta para uma nova lógica de desenvolvimento sustentável com geração de trabalho e distribuição de renda, mediante um crescimento econômico com proteção dos ecossistemas. Seusresultados econômicos, políticos e culturais são compartilhados pelos participantes, sem distinção de gênero, idade e raça. Implica na reversão da lógica capitalista ao se opor à exploração do trabalhoe dos recursos naturais, considerando o ser humano na sua integralidade como sujeito e finalidade da atividade econômica.
Neste contexto de economia solidária, onde podemos encaixar a história deEstamira?
Um documentário que mostra como nossa sociedade é perversa a ponto de excluir indivíduos, classificando-os como grupos minoritários desta sociedade, vetando sua participação como ser socialque têm direitos e deveres, e tem como idéia central à loucura e a miséria, onde o processo de trabalho e a questão social transforma a sociedade em um ser injusto e desumano. Os sujeitos que não...
tracking img