Embriologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5435 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
É o processo de formação e desenvolvimento de células geradoras especializadas denominadas gametas ou células germinativas. Durante a gametogênese, o número de cromossomos é reduzido à metade, e a forma da célula é modificada.
Essa redução se dá durante a meiose, um tipo de divisão celular que ocorre durante a gametogênese. Esse processo de maturação é chamado de espermatogênese, nos homens, eovogênese nas mulheres.
A espermatogênese compreende o processo pelo qual a espermatogônia é transformada em espermatozóide. Esse processo tem início com a puberdade.
As espermatogônias tipo A se dividem também por mitose, mantendo assim a população de espermatogônias. As espermatogônias do tipo B se dividem por meiose originando os gametas. O processo da espermatogênese no homem é contínuo, nãoobedecendo a nenhum ciclo específico, e se continua até a velhice.
1 | Espermatogônia cresce e sua cromatina se condensa transformando-se |
Etapas da Espermatogênese: nos espermatócitos primários.
2 | Os espermatócitos primários sofrem então uma divisão reducional, a |
primeira divisão meiótica, gerando dois espermatócitos secundários. Células que têm aproximadamente a metade do tamanho dosespermatócitos primários.
3 | Os espermatócitos secundários passam pela segunda divisão meiótica |
originando quatro espermátides.
4 | Cada espermátide transforma-se gradualmente em quatro |
espermatozóides através de um processo denominado espermiogênese.
Espermiogênese: é um processo pelo qual a espermátide perde a maior parte do seu citoplasma e organelas, transformando-se em uma célulacontendo: núcleo (com metade do número de cromossomos), e uma organela especial denominada acrossomo. O acrossomo consiste em uma organela derivada do Aparelho de Golgi e que contém no seu interior enzimas que têm uma função importante para o processo de fertilização. Um proeminente flagelo surge da região centriolar. As mitocôndrias se arranjam circundando a parte inicial do flagelo denominadapeça intermediária, e têm importante função no fornecimento de energia para a movimentação do flagelo e conseqüentemente condução do espermatozóide através do trato genital feminino.
Gônada masculina (testículo):
O processo da gametogênese masculina ocorre na gônada masculina, denominada testículo. Este é constituído por túbulos seminíferos, entre os quais existe um tecido intersticial constituídopor tecido conjuntivo frouxo.
É no interior dos túbulos seminíferos que ocorre o processo da espermatogênese.
Um dos principais componentes do túbulo seminífero é uma célula denominada Célula de Sertoli.
As células de Sertoli são as responsáveis pela estrutura do túbulo, além de servirem de proteção e fonte de nutrição para as células germinativas.
Constituem o principal elemento dachamada barreira Hemato-testicular, pois qualquer substância para chegar até as células germinativas passam primeiro pelas células de Sertoli.
Todo o material que é eliminado pelas células da linhagem germinativa durante o processo da espermatogênese é absorvido e digerido pelas células de Sertoli.
Dessa forma este material não atingirá a circulação sanguínea e não constituirá fonte contínua deantígenos.
As espermatogônias localizam-se na periferia do túbulo seminífero e à medida que o processo da gametogênese ocorre elas se localizam mais próximo à luz dos túbulos.
Durante o processo da espermiogênese, todo o material desprendido das espermátides é então absorvido e digerido pelas células de Sertoli.
Quando prontos, os espermatozóides são liberados e caem na luz dos túbulosseminíferos indo em direção ao epidídimo. Lá ficam armazenados por um tempo variável, amadurecem e ganham mobilidade até serem eliminados através das vias genitais masculinas durante a ejaculação.
Como conseqüência do processo de gametogênese masculina temos: a partir de uma espermatogônia que é uma célula 2n, ou seja com 46 cromossomos, originam-se 4 células com 23 cromossomos, ou haplóides (n)....
tracking img