Embriologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1623 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Embriologia
A maioria das espécies animais e vegetais apresenta mecanismos de reprodução sexual que consistem basicamente na formação dos gametas masculinos e femininos, células especiais que possuem a metade dos cromossomos (onde está contida a informação genética) que o adulto requer e que, mediante sua união, formam o ovo ou zigoto, a partir do qual se origina um novo indivíduo.Embriologiaé a ciência biológica que estuda, nos vegetais e animais, o desenvolvimento da semente ou do ovo até constituir um espécime completo. Para alguns, seu campo de aplicação se estende aos processos de formação dos gametas e à fecundação.
Podemos distinguir a embriologia em dois tipos distintos,embriologia vegetal e animal
Embriologia vegetal:que é o estudo da formação de plantas em geral,desde oseu estágio primário até sua formação
Embriologia animal:que estuda a formação de animais em geral,como mamíferos,aves e répteis
Embriologia Humana
Certas particularidades do desenvolvimento embrionário ainda não estão bem esclarecidas. Conhecer a idade exata de um embrião ou feto é praticamente impossível, pois raramente se consegue determinar o momento exato em que se deu a fecundação.Sabe-se, porém, que ocorre nas 24 horas depois da ovulação.
A formação do embrião
Até estar completamente formado o embrião passa por diversas etapas: segmentação, blastulação, gastrulação, neurulação, e organogênese.
Primeiramente,antes de iniciarmos as etapas de desenvolvimento do embrião,devemos entender o princípio,ou seja, a fecundação
Fecundação
A Fecundação é quando os gametas masculinos efemininos encontram-se e o espermatozóide penetra o óvulo. Quando isto acontece, os núcleos dessas células haplóides (n) fundem-se num só, formando a primeira célula diplóide (2n) do novo ser vivo, o ovo ou zigoto. 
Segmentação
A segmentação consiste em repetidas divisões do zigoto, resultando em um rápido aumento do número de células. Primeiro, o zigoto se divide em duascélulas conhecidas como blastômeros; estas então se dividem em quatro blastômeros, oito blastômeros, e assim por diante. A clivagem normalmente ocorre enquanto o zigoto atravessa a tuba uterina, rumo ao útero. O zigoto ainda se encontra contido pela substância gelatinosa muito espessa, a zona pelúcida, deste modo, ocorre um aumento no número de células sem que aumente a massa citoplasmática. A divisãodo zigoto em blastômeros começa cerca de 30 horas após a fertilização. Divisões subseqüentes vão se seguindo e formam blastômeros progressivamente menores. Os blastômeros mudam de forma e se alinham, apertando-se uns contra os outros para formar uma esfera compacta de células conhecida como mórula. Este fenômeno, chamado de compactação, é provavelmente mediado por glicoproteínas de adesão dasuperfície celular. A compactação permite uma maior interação célula-a-célula e constitui um pré-requisito para a segregação das células internas que formam o embrioblasto ou massa celular interna do blastocisto. A mórula,uma bola sólida de 12 ou mais blastômeros, é formada três dias após a fertilização e penetra no útero.
Curiosidade:O nome mórula provém da sua semelhança com o fruto da amoreira.Blastulação
A blastulação é o estágio de desenvolvimento embrionário em que, após sucessivas clivagens, centenas de células da mórula reorganizam-se agregadas e formam uma espécie de bola, com uma cavidade central repleta de líquido que denomina-se blastocele. Essas células formam uma camada celular chamada blastoderme. A blástula sucede a mórula e antecede a gástrula. É, portanto,umas das primeiras fases de formação, antes que o embrião seja propriamente constituído. Não se sabe exatamente quanto tempo o óvulo gasta para atravessar a trompa.Presume-se que esse tempo seja de três a quatro dias. No sexto dia da fecundação, o blastocisto “fixa-se” no endométrio do útero, iniciando a fase de implantação. Nessa fase, o embrião vive à custa do material difusível através do...
tracking img