Check in e check out

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA SECUNDÁRIA DE FRANCISCO RODRIGUES LOBO CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO DE TURISMO Disciplina: Operações Técnicas em Empresas Turísticas 11º TUR Ano letivo de 2011/2012 – 28/05/2012

Material de Apoio
Para fácil identificação de cada quarto, indicam-se os códigos que definem a situação em que se encontram os mesmos (exemplo):

- Quarto livre e pronto VR - Quarto livre e limpo VC - Quartolivre e sujo VD - Quarto ocupado e pronto OR - Quarto ocupado e limpo OC - Quarto ocupado e sujo OD - Quarto em manutenção (bloqueado) VM (000)

CHECK-IN Processo de Check-in (Etapas Básicas): - registo);

Atribuição de quarto e o respetivo preço; Estabelecimento do método de pagamento; Entrega da chave ao hóspede; Satisfazer os pedidos especiais; Acompanhar e dar direções essenciais ao hóspede.Para uma correcta gestão das operações, os rececionistas devem possuir determinadas informações tais como: 1

 Lista de chegadas/ partidas  VIP´s/ outros hóspedes importantes  Hóspedes com necessidades especiais (deficientes, com crianças, etc.)  Saber de uma forma global qual o estado dos quartos e sua disponibilidade

CHEGADAS ANTECIPADAS O que fazer em caso de chegadas antecipadas, ouchegadas que mesmo previstas, não haja alojamento disponível: • Ver se há alojamento alternativo disponível; • Se não, pedir desculpa pelo facto. Fazer registo, mas sem atribuir alojamento; • Pôr a bagagem em local próprio; • Oferecer bebidas comidas; •Obter alojamento o mais rapidamente possível.

RECEPÇÃO (TURNOS/TAREFAS)

1 - TURNO DA MANHÃ (07:3OH - 15:30) as listas da receção(chegadas,VRs, house account display); Imprimir as fichas do check-in;

Dar 0K aos assuntos da agenda de receção para o dia. Tirar as listas de grupos in-house; nferir quartos VIP a entrar; Inspecção de quartos; Tirar as listas para o restaurante e governanta. fazer requisições necessárias; .

TURNO DA TARDE (15:30H - 00:00) listas para a recepção; check-outs; Conferir entradas do dia; 2

Tirar novaslistas para a recepção; Fazer lista de controlo de grupos; Tirar listas para o restaurante; o trabalho para o dia seguinte; Bloquear quartos; Fazer listas VIP e de camas extras; ar envelopes de grupos a entrar; Conferir chegadas atuais; Pedir à governanta camas abertas e informá-la dos walk-ins dessa noite; Passar o serviço ao diretor da noite. 3 - TURNO INTERMÉDIO (12.00 HORAS – 20.30 HORAS)Apoia receção e reservas. *Fazer o possível para não deixar serviço pendente dum turno para outro, se necessário, passar o mesmo com todos os dados. TURNOS (PLANO DE ATIVIDADES)

TURNO DA MANHÃ Durante este turno deverá ser verificado e preparado o trabalho desse dia.

7:15 - Verificação de todas as reservas do dia e pedidos especiais. Listagem de quartos prontos e chegadas previstas. Se osquartos ainda não estiverem bloqueados pelo recepcionista é necessário fazêlo de imediato dando prioridade aos VIP.

9:00 - Verificação do relatório de andares e se necessário preenchimento do relatório dediscrepância.

11:30 - Tirar relatório ocupação, meias pensões, grátis para os restaurantes.

12:00 - Conferir o relatório da governanta.

12:30 - Verificar se já foram efectuadas as saídasprevistas, se não, contactar clientes. 3

15:00 - Tirar relatórios para governanta.

15:15 - Verificação de todo o trabalho feito nesse turno

TURNO DA TARDE

15:30 - Conferir as reservas do dia; verificar as saídas previstas; atualização das listagens (quartos vagos, chegadas). 16:30 - Conferir o ocuppancy report por segmento de mercado e regime de alojamento.

17:30 - Elaboração daprevisão dos vips para o dia seguinte.

18:00 - Tirar relatórios para as caixas de restaurantes.

18:30 - Conferir o último relatório da governanta.

20:00 - Conferir reservas para o dia seguinte.

22:30 - Tirar e conferir listagens de grupos in-house.

23:00 - Verificar todo o trabalho feito nesse turno.

23:30 - Actualização de listagem para o turno da noite. -se informar a governanta....
tracking img