Eletroterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1886 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Utiliza a corrente galvânica (contínua), como uma das formas de eletroterapia de maior utilização dentro da eletromedicina.
A corrente galvânica é uma corrente direta, ou seja, constante. Possui movimento unidirecional de elétrons, criando dois pólos distintos. No pólo positivo (+) ocorre reação ácida, liberação de oxigênio, queimadura
ácida, coagulação, vasoconstrição e sedação. Já no pólonegativo (-), há reação alcalina, liberação de hidrogênio, queimadura alcalina, liquefação, vasodilatação e excitação.
Dentre as formas de aplicação clínica da corrente galvânica estão a eletroforese e a iontoforese, que serão melhor detalhadas no texto a seguir.
A- Eletroforese: é a propriedade que a corrente galvânica tem de separar as diversas cargas elétricas dentro do organismo sem autilização de produtos.
A partir da separação por dois pólos, o positivo e o negativo, tem-se os seguintes efeitos:
- produção de calor;
- estimulação celular;
- vasoconstrição no pólo positivo e vasodilatação no pólo negativo;
- ação anti-inflamatório.
B- Iontoforese: é a forma de utilização da eletroforese. Em um dos pólos utiliza-se um produto com as seguintes características: possuem polaridadedefinida e são solúveis em água. Ou seja, quando se faz a alteração na aparente desordem dos componentes da pele com a corrente galvânica, permite-se a introdução de um princípio ativo através da pele íntegra.

Princípios Básicos da Aplicação Iontoforética
Transferência de Íons
Muitos compostos são formados de unidades estruturais carregadas positiva e negativamente chamados íons. Quando essescompostos são colocados em uma solução apropriada, dissociam-se dentro deles componentes polares (eletricamente carregados) que assumem uma carga positiva ou negativa dependendo do átomo perder ou ganhar um elétron.
Quando um estado carregado, cada íons pode ser influenciado por um campo elétrico criado dentro da solução. Os íons positivamente carregados (cátions) serão atraídos para o pólonegativo (cátodo) e repelidos do pólo positivo. Os íons carregados negativamente (ânions) serão atraídos para o ânodo e repelidos do cátodo. A repulsão eletrostática de cargas iguais é a força motriz para iontoforese.
Quando as drogas ionizam em solução, a porção de drogas da molécula assumirá uma carga negativa ou positiva, enquanto algum grupo do lado iônico assumirá a carga oposta. A identificaçãoda polaridade da droga determina a polaridade do eletrodo usado para conduzir o íons na direção dos tecidos. As drogas positivas são colocadas sob o eletrodo positivo (ânodo) e as negativas são colocadas sob o eletrodo negativo (cátodo). O eletrodo que contém ou sobrepõe a droga é tipicamente referido como o eletrodo “ativo” ou “de distribuição”, com o eletrodo oposto muitas vezes chamado deeletrodo “de retorno” ou “dispersivo”.

Os efeitos mais comumente produzidos na utilização da corrente galvânica são:
1- Produção de calor – em função do fato de que a corrente deve vencer a resistência específica do meio (ex.: a pele).
2- Dissociação iônica – é a eletroforese que nos possibilita a separação das substâncias orgânicas que tenham polaridade definida.
3- Iontoforese – é através daiontoforese que utilizamos uma possível passagem através da íntegra de medicamentos e/ou produtos ionizáveis (que somente serão assim considerados em razão de seu fabricante informar quanto à sua possibilidade em água e a sua polaridade).


Ilustraremos abaixo como se comportará uma solução após a passagem da corrente galvânica. Note a ordem que assumem os íons, com relação aos pólos positivoe negativo.


Em razão desta separação iônica, teremos como montar um campo elétrico em nossa cliente, facilitando com isso a penetração de produtos ionizáveis.

Quando ligamos o equipamento e a chave inversa está ligada na posição normal, isto significa que no borne de saída vermelho para o apoio positivo e no borne de saída preto para o apoio negativo.
Ao mudarmos a chave para a...
tracking img