Elastomeros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Elastômeros

1 – O que é elastômero?

Elastômeros são polímeros, que na temperatura ambiente podem ser alongados até duas ou mais vezes seu comprimento e retornam rapidamente ao seu comprimento original ao se retirar a pressão. Possuem, portanto, a propriedade da elasticidade. Comumente são conhecidos como borrachas.
Os termos polímero, elastômero e borracha são definidos, deacordo com a “Norma ISO 1382:1996 - Rubber Vocabulary” como:
Polímero - Substância composta por moléculas caracterizadas pela repetição múltipla de uma ou de várias espécies de átomos ou de grupos de átomos ligados entre si em quantidade suficiente para conferir um conjunto de propriedades que não variam de uma forma marcada por adição ou remoção de uma ou de algumas unidades constitutivas;Elastômero - Material macromolecular que recupera rapidamente a sua forma e dimensões iniciais, após cessar a aplicação de uma tensão;
Borracha - Elastômero que já está ou pode ser modificado para um estado no qual é essencialmente insolúvel, se bem que susceptível de aumentar de volume num solvente em ebulição, tal como benzeno, metiletilcetona e etanol-tolueno azeotrópico, e que, no seu estadomodificado, não pode ser reprocessado para uma forma permanente por aplicação de calor e pressão moderada.

Para visualizar mais facilmente o que é esse material, podemos fazer as seguintes considerações iniciais sobre ele:
• Existem apenas dois tipos de borracha: a natural e a sintética (vide figura 1)
• Apresentam-se em dois estados: como borracha crua ou vulcanizada
•Apresentam-se sob duas características estruturais típicas: cadeias saturadas e cadeias insaturadas
• Três são os principais agentes que provocam a mudança de estado das borrachas: o enxofre, os peróxidos e os óxidos metálicos
• Sua constituição estrutural básica é formada por carbono e hidrogênio (hidrocarbônica)
[pic]
Figura 1

2 – História da borracha

A história daborracha remonta aos tempos de Cristóvão Colombo, na época do descobrimento das Américas. Em uma de suas viagens, ele observou que nativos da América Central confeccionavam objetos como bolas, revestimentos para impermeabilização de barcos, botas, entre outros, a partir de uma seiva colhida de escoriações feitas na casca de determinadas árvores, o que chamavam de Cauchuc (árvore que chora) e que ficouconhecida como látex ou borracha natural.
Trazido para a civilização, o látex passou a ser aplicado por espalmação sobre tecidos de algodão, tornando-o mais resistente à água e ao tempo. Entretanto, foi percebido que em épocas mais frias, o tecido espalmado se tornava mais rígido, assim como no calor ficava mais pegajoso. Nesse ultimo caso, para amenizar o problema, eram aplicadas finascamadas de talco, carbonato de cálcio ou ainda enxofre sobre o látex.
Em 1839, Charles Goodyear observou que adicionando o enxofre à borracha natural e submetendo essa mistura a altas temperaturas num intervalo de tempo, o material apresentava características totalmente modificadas, tornando-se elástico a ponto de alongar-se mais de 1000% do seu tamanho original sem se romper. Além disso, oaspecto pegajoso não mais ocorria e o material se tornou, a partir de então, muito mais estável a variações climáticas.
Desde então, a borracha foi sendo testada e desenvolvida de acordo com a necessidade do momento, fato que gerou grande número de técnicas de fabricação, vulcanização e adição de diferentes ingredientes para melhoria de suas propriedades, dependendo de sua atuação.
Alémdo incremento da borracha natural, foram desenvolvidas também as borrachas sintéticas, que são aplicadas em inúmeros setores industriais e no nosso dia-a-dia.

Histórico no tempo

• 1525: Padre D´Anguiera relatou ter visto índios jogando com bolas elásticas;
• Descoberta da borracha séc.XVI
• Até 1800 a borracha não era usada para aplicações em engenharia
• 1832:...
tracking img