Elastomeros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (729 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Elastômeros
Os elastômeros (normalmente conhecidos como borrachas) são tipos específicos de termofixos que apresentam elevado grau de elasticidade. Um elastômero pode ser tracionado, ou seja,alongado, e atingir um comprimento até duas vezes maior que o original. As cadeias de moléculas são emaranhadas e têm tendência ao alinhamento quando submetido à tração, mas retornam a sua forma originalquando liberadas. São passíveis de adições químicas e tratamentos físicos para melhorar suas características.
No princípio...

Os polímeros, macromoléculas formadas por unidades repetitivas, sãodivididos em, basicamente, duas categorias: os termoplásticos e os termofixos.
* Termoplásticos: São polímeros que possuem a característica de, após aquecidos e moldados, poderem ser reaquecidos eremoldados (com degradação, obviamente, mas ainda assim, remoldados).
* Termofixos: Não podem ser remodelados, depois de uma vez conformados. Apresentam maior resistência mecânica e a altas temperaturasdo que os termoplásticos.

Tipos de elastômeros

Os elastômeros podem ser divididos em dois principais grupos: os elastômeros de origem natural e os elastomeros de origem sintética.
*Os elastômeros de origem natural são encontrados na natureza na forma de meros, que posteriormente passam pelo processo de polimerização, tornando-se resinas elastoméricas. Comercialmente é conhecidocomo NBR.
* Os elastomeros de origem sintética podem ser formados de dois modos: um deles é polimerizando o isopreno (2-metil-1.3-butadieno) obtendo-se a comercialmente conhecida SBR; e o outro épolimerizando um, dois ou mais monômeros, do qual obtem-se polímeros formados por mais de um mero - os copolímeros.
Elastômeros de Origem Natural
Esse tipo deelastômero provem quase totalmente das Seringueiras amazônicas (Hevea brasiliensis) e seu principal representante é o látex, também chamado de borracha natural.

O látex da Seringueira precisa ser...
tracking img