Filme - o nome da rosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1026 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Havendo interesse em demais resenhas, entrar em contato pelo e-mail anglothiago@hotmail.com

RESENHA

Primeiro perseguida, depois popular, poderosa, impiedosa, carismática, benfeitora, contestada, denunciada e hoje ainda muito influente em diversas camadas sociais e espalhada em todo globo. Esse é um resumo bem simples da história da Igreja Católica. E algo ou alguém com tanta história,carrega consigo inúmeras passagens, que nem sempre merecem ser lembradas, além de adeptos, críticos ferozes, cismas, divisão de pensamentos etc.
O filme O nome da Rosa é a adaptação para o cinema do livro homonimo do escritor italiano Umberto Eco, escrito e publicado em 1980. Eco não poderia ter nascido em melhor lugar para escrever o livro, logo em um dos berços do cristianismo, de onde por váriosanos os Papas do passado exerciam seu poder e onte até hoje se situa a sede-mor da igreja Católica (O Vaticano é tratado como país, porém esta incrustado em Roma).
A história se passa em mosteiro italiano, sem a localização precisa, pois segundo o narrador, ele prefere não revelar o verdadeiro local. O ano é 1327, em um período da história conhecido como Idade Média, mais precisamente o momentopelo qual a Europa vivia, passou para história como Renascentismo. Resumidademente, o movimento renascentista pregava a ideia de que o homem deveria buscar o conhecimento por ele mesmo, valorizando os estudos passados, dos grandes filósofos, que colocavam o homem como centro (antropocentrismo), relegando a fé a um segundo plano. Isso, obviamente não agradava a Igreja Católica, que monopolizava oconhecimento e através da religião tinha o controle sobre grande parte da população europeia, que temia a ira de Deus. Outro ponto relevante neste período de transição, se fez presente no cenário econômico, onde o feudalismo dava lugar para o capitalismo e ascenção da burguesia.
O período conhecido como Idade Média, que se estende de 476 a 1453. ficou marcado, dentre outras coisas, pelo aumento dopoder da Igreja Católica. A igreja, representada pelo Papa, detinha enorme influencia por toda europa, até mesmo os reis e imperadores se curvavam perante o sumo-pontifice. Devido a esse fato, muitos apontam a idade média como um período de poucas avanço científico, pois o medo instaurado pela Inquisição limitava o trabalho dos pensadores e também o conhecimento era pouco difundido. As antigasescrituras eram copiadas por monges, sendo que as informações contidas nelas poderiam ser alteradas, caso a Igreja julgasse que assim seria mais prudente.
O personagem principal do filme é Willian de Baskerville (interpretado por Sean Connery), um frade franciscano – esse é um tema bem trabalhado no filme, a Igreja Católica é como uma grande organização, onde existem diversas linhas de pensamentos eordens, umas mais radicais, outras tolerantes e com regras mais brandas. Por vezes, isso acarreta em sérias discussões e rachas, para uma analogia simples, pode-se usar os partidos políticos, quando algum filiado passa a acreditar que os principios partidários não estão sendo respeitados, gera uma divergência entre as alas radicais e moderadas, resultando até mesmo na criação de dissindências,exemplos recentes no Brasil foram a criação do PSOL, que é composto em sua maioria por políticos oriundos do PT e mais recentemente o PSD, partido do atual prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (ex-DEM). Willian, acompanhado do seu noviço Adson, chegam até o mosteiro para um discussão sobre a riqueza da igreja Católico, sendo que os franciscanos pregam a ideia que a Igreja deveria abrir mão de suafortuna, enquanto que os moradores do monastério sustentam a ideia que a igreja necessita de sua riqueza para realizar a sua evangelização por todo o mundo. Não cabe aqui a discussão de quem está certo, contudo até hoje ainda perdura esse questionamento.
Willian é um frade que preza por sua inteligência e raciocínio lógico, um Sherlock Holmes de épocas passadas (não a toa o nome Baskerville...
tracking img