Educacao na grecia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Educação na Antiga Grécia

A educação grega estava centrada na formação integral – corpo e espírito – a ênfase da educação se demandava mais, ora para o preparo militar ou esportivo, ora para o debate intelectual conforme a época e o lugar. Quando não existia a escrita, a educação era dada pelas famílias seguindo a tradição religiosa, os jovens da elite eram deixados a cargo dos preceptores.A concepção homérica previa dois momentos educativos na vida das crianças e jovens das classes sociais dominantes: o fazer e o falar. Aquele designava sobre a guerra; enquanto este, à política. Isto é, os indivíduos da classe dominante - apenas os filhos dela tinham o privilégio de freqüentar a escola - eram guerreiros na juventude e governantes na velhice. A prática desses dois momentos eraentendida como essencial para constituir o homem omnilateral (completo). Toda a educação deveria ter como finalidade o futuro exercício do poder. Com o surgimento das Polis nascem as primeiras escolas, mas mesmo com o aparecimento da oferta escolar, a educação permanecia elitizada atendia principalmente os filhos da antiga nobreza e os pertencentes a famílias de comerciantes ricos. Na sociedadeescravagista grega existia o “Ócio digno”, que significava dispor de tempo livre, privilegio de quem não precisava cuidar do sustento, mas não se deve confundir o “Ócio digno” com o “fazer nada”, ele alude a ocupar-se com as funções de governar, pensar, guerrear.
A educação física que era predominantemente militar começa a ser orientada para os esportes, o hipismo era um esporte elegante e restrito aosmais abastados, pois era de manutenção cara, com o passar do tempo o atletismo ampliou a participação do público que freqüentava os ginásios, nessas escolas voltadas mais para os esportes o ensino das letras e dos cálculos levou mais tempo para se disseminar. O aspecto comum às Polis gregas era o de que a transmissão de cultura não era prerrogativa somente das escolas ou das famílias, as Poliscontinuavam educando nas inúmeras atividades coletivas, reuniões políticas, administrativas e jurídicas, nos jogos, nas artes e na arquitetura, nas representações dramáticas. Na Grécia Antiga o teatro era a escola de todos os cidadãos, a educação grega tinha duas finalidades ou objetivos: desenvolver o cidadão fiel ao estado e formar o homem com plena harmonia e domínio de si, prepará-lo para acidadania e os deveres cívicos.
Com caráter na essência militar, a educação espartana incluía o aprendizado do oficio das armas, e se limitava quase exclusivamente ao treinamento militar. Até os doze anos as crianças espartanas recebiam uma educação mais lúdica por assim dizer, aprendiam música e poesia, depois a educação física se transformava em um treino militar, tinham que suportar frio, fome,dormir sem conforto algum, vestir-se de forma simples, a educação moral dava ênfase a obediência, a aceitação dos castigos físicos e o respeito aos mais velhos, privilegiava a vida comunitária. O ideal de cavalheiro dos tempos homéricos foi substituído pelo devotamento ao estado, o ensino da poesia e da música tornou-se quase nulo. Os espartanos não apreciavam os debates e nem os discursos longos,vem daí a expressão lacônica, maneira breve e concisa de falar ou escrever, pois a região onde viviam era a Lacônia. Entre as cidades da Grécia Antiga, as da Lacônia foram as que mais ofereceram atenção as mulheres, elas participavam das atividades físicas, corridas, lançamento de disco, exercícios de salto e dança, eram algumas das atividades por elas praticadas, nos jogos e festividades osespartanos gostavam de mostrar a força e a beleza dos seus corpos bem treinados.
A educação tornou-se aberta a coletividade, o número de crianças aumentou muito então e necessário um local onde possam se dedicar ao estudo, daí e que surge a escola. Nesse local as crianças aprendiam: música, ginástica e o alfabeto, a disciplina era mantida com o uso do chicote, a violência física era normal nas...
tracking img