Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAMENTOS DE TEORIA E POLITICA MACROECONÔMICA

1 – Introdução

A Macroeconomia estuda a economia em geral. Ela se preocupa com questões como causas e conseqüências do desemprego einflação. A diferença principal da Microeconômica é seu enfoque, onde essa estuda os fatores que compõe a produção e o que determina a oferta e a procura de bens e serviços.

2- METAS DEPOLITICA MACROECONOMICA

As Metas da Política Macroeconômicas são:

a) Pleno emprego de recursos;
b) Estabilidade de preços;
c) Distribuição de renda;
d) Crescimentoeconômico

Essas metas são questões relativas a emprego e inflação.

2.1 - ALTO NÍVEL DE EMPREGO

Pode-se dizer que a questão do desemprego que ocorreu principalmente a partir dos anos30, é que permitiu um aprofundamento da analise da política econômica com o objetivo de fazer a economia recuperar o nível de emprego potencial. Em 1936 o economista inglês John MaynardKeynes, publicou o livro Teoria geral do emprego, do juro e da moeda, onde a explicação clássica das causas do desemprego dizia que elas eram determinadas pelas estruturas rígidas do mercadode trabalho, que impediam que os salários baixassem até o nível do ‘equilíbrio’.

2.2 - ESTABILIDADE DE PREÇOS

Um fator que influencia na estabilidade de preços é a inflação. Ela éresponsável pelo aumento continuo no nível dos preços. Aceita-se que um pouco de inflação seja integrante dos ajustes de uma sociedade em crescimento porque dificilmente se dará um avançosem que ocorram elevações dos preços.

2.3 - DISTRIBUIÇÃO EQUITATIVA DE RENDA

Teoria do bolo: Primeiro crescer, para depois pensar na distribuição da renda.
A idéia era concentrar arenda e depois dividi-la de maneira igual. Houve um aumento geral do padrão de vida, com todos melhorando, mas embora o pobre tenha ficado menos pobre o rico ficou relativamente mais rico.
tracking img