Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO


Azincleve Santos Strasser de Souza – 3339550700

Danieli Aparecida Falenski - 2307361718

Edvaldo José De Oliveira - 2301297397

Gislaine Joanna Bacca Surdi - 2626484094

Graziela Martins – 3339545786

Luciane Custódio - 2626483715

Manoel Rogerio Da Silva - 2301297408

MariaJaqueline Pietruchalek Garlliani - 2380479552

Rafaela Lenhardt Silva - 2606481202

Vanessa -


Economia: Mudanças Econômicas e Tecnológicas, Otimização de Investimentos, Analise Financeiras assim interferindo no processo de tomada de decisões na Instituição.

Professora Deise Cristina Wischral
Professora Ma. Renata Machado Garcia Dalpiaz


Jaraguá do Sul – SC
OUTUBRO/2011
ECONOMIARelatório Desafio de aprendizagem: Matéria Economia do Curso de Administração da Universidade Anhanguera Uniderp.
















JARAGUA DO SUL
OUTUBRO/2011
Introdução

Este trabalho tem como objetivo sistematizar o conjunto de características que formam as habilidades humanas, técnicas e conceituais sobre o aspecto Econômico,proporcionar aos participantes noções básicas sobre a economia como um âmbito geral, proporcionando o entendimento do que é uma concorrência e seu processo.
Agregar valores e trazer uma visão ampla e profunda de como a economia se encontra, visando dar instrumentos para uma tomada de decisão às respectivas organizações, colocando em pratica toda essa teoria a partir de uma visão sistêmica deum mercado competitivo.
Para alcançarmos esse objetivo, primeiramente buscamos uma revisão bibliográfica sobre a economia geral, em seguida uma revisão sobre o conceito de seus fundamentos, e do seu processo com interferências de suas variáveis.




















Custo de Oportunidade

O custo de oportunidade é um termo utilizado na economia para indicar o custode algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo, até mesmo social, causado pela renúncia do ente econômico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou, ainda, a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa
Podemos entender o custo de oportunidade como a possibilidade de ganho ou perda onde exista mais de uma opção, ouseja, é aquilo que você pode deixar de ganhar em uma transação por escolher uma determinada opção.
O custo de oportunidade foi definido como uma expressão "da relação básica entre escassez e escolha". São custos implícitos, relativos aos insumos que pertencem à empresa e que não envolvem desembolso monetário. Esses custos são estimados a partir do que poderia ser ganho no melhor usoalternativo (por isso são também chamados custos alternativo ou custos implícitos). Os custos econômicos incluem, para além do custo monetário explicito, os custos de oportunidade que ocorrem pelo fato dos recursos poderem ser usados de formas alternativas.
O custo de oportunidade esta sempre presente nas transações, pois fazemos escolhas a todo o momento, nos negócios acontece praticamente em todasas transações comerciais. Por exemplo, se você possui um carrinho de pipoca e precisa escolher o melhor ponto para trabalhar entre duas opções:


1- Você pode ir ao ponto A, onde existe maior movimento, porém gastará duas horas para chegar lá, ou 2 – Você pode ir ao seu ponto tradicional, com menor movimento, mas com uma distância bem menor. Dentre estas 2 opções, qual será a mais proveitosa?Onde o custo de oportunidade seria mais viável?

Nos negócios é importante utilizar o custo de oportunidade na construção do planejamento de custos da empresa. Apesar do contraste com a contabilidade de custos clássica, que não considera as oportunidades perdidas pela empresa, é essencial para o empresário averiguar qual a melhor alternativa de produção e venda de seus produtos, uma vez que...
tracking img