Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ECONOMIA

ELASTICIDADE PREÇO/DEMANDA
ELASTICIDADE RENDA/DEMANDA

Bem Substituto:
Artigo: Preço da carne e do frango diminui nos cinco primeiros meses deste ano.
A reportagem diz que o consumidor consome muito alimentos congelados. Um trio muito concorrido é: Carne, Frango e Peixe.
“Do começo deste ano até o mês de maio, o preço da carne diminuiu 9,5% enquanto o valor do frango caiu 4,8%.”A variedade na quantidade comprada de cada um varia, de acordo com o hábito nutricional de cada família. Umas preferem o frango, outras acham que comprando a carne vermelha, o rendimento será maior.
“Segundo a Associação dos Supermercados, a redução do preço da carne bovina foi motivada pelas condições favoráveis para a criação de gado nos cinco primeiros meses do ano.”
“Mesmo com essasreduções no preço, tanto a carne de boi quanto a de frango estão mais caras do que no ano passado, mas o consumidor continua comprando.”
O artigo mostra que os dois produtos são bem aceitos pelos consumidores, e que, dependendo do preço que estão sendo ofertados, o consumidor acaba substituindo um pelo outro.
Elasticidade Preço / Demanda – Elástico.http://pe360graus.globo.com/noticias/economia/comercio/2011/07/12/NWS,535986,10,195,NOTICIAS,766-PRECO-CARNE-FRANGO-DIMINUI-PRIMEIROS-MESES-ANO.aspx













Imprimir*
Preço da carne e do frango diminui nos cinco primeiros meses deste ano
Este é o resultado de uma pesquisa feita pelo Dieese; ainda assim, a carne de boi e o frango estão mais caros do que no ano passado, mas o consumidor continua comprando
Da Redaçãodo pe360graus.com

Foto: Reprodução/TV Globo
O setor de frios é sempre bem frequentado nos supermercados. E os consumidores têm ainda um atrativo para fazer boas compras nessa área: a redução do preço da carne bovina e do frango. Do começo deste ano até o mês de maio, o preço da carne diminuiu 9,5% enquanto o valor do frango caiu 4,8%, segundo uma pesquisa feita pelo Departamento Intersindicalde Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

A preferência em Pernambuco é assim: 65% dos consumidores preferem carne de boi; 25%, frango; e 10%, peixe, de acordo com a Associação dos Supermercados. Na casa da professora Sílvia Batista, compra-se boi e frango. “A gente faz o equilíbrio entre carne e frango, mas geralmente o frango sai ganhando”, diz. Já no carrinho de compras da dona decasa Severina Souza, o domínio é da carne de boi. “Eu acho que a carne rende mais do que o frango. Quando a gente bota [o frango] no fogo, vai embora tudo”, conta.

Segundo a Associação dos Supermercados, a redução do preço da carne bovina foi motivada pelas condições favoráveis para a criação de gado nos cinco primeiros meses do ano.

“O levantamento mostra que os frigoríficos esperavamexportar muito mais do que nos anos anteriores, mas esse aumento de trânsito não aconteceu. Eles estão exportando na mesma faixa que já vinham exportando. Com isso, o mercado está muito abastecido”, afirma o presidente da Associação dos Supermercados, Edvaldo Guilherme (foto 6).

Mesmo com essas reduções no preço, tanto a carne de boi quanto a de frango estão mais caras do que no ano passado, mas oconsumidor continua comprando.

A nutricionista Ana Valéria Toscano (foto 7) tem dicas importantes sobre o valor desses alimentos para o organismo. “A carne bovina não é uma vilã, ela é importante para crescimento e para desenvolvimento, pois é rica em proteína, em zinco e em vitamina B. Agora tem colesterol e gordura, isso que é um problema. Já a carne de frango tem menos gordura e colesterol,principalmente quando você retira a pele do frango, e tem bastante proteína e menos ferro. Mas o mais importante é o consumo da carne de peixe, porque faz bem à saúde, ao coração e evita o infarte”, afirma.



Bem Complementar
A importância das impressoras para complementar o computador

O artigo fala sobre a importância que tem a impressora para os consumidores que utilizam o...
tracking img