Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
História econômica, teoria econômica e economia aplicada*
Tamás Szmrecsányi

Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da U N I C A MP





Em seu textoTamás, diz que os economistas da atualidade não importam muito com a historia da economia a julgam como algo supérfluo e de pouca importância que não é aceito tão pouco assimilado, na opinião doautor ele afirma que as pessoas que pensam assim estão ignorando o sentido real da historia econômica, a qual é muito importante, e faz parte dos três pilares básicos da economia junto com a teoriaeconômica e a economia aplicada.
Se aceitarmos a definição de Oskar Lange de que a economia política trata-se de uma ciência social de produção e distribuição, percebemos que a historia constitui umabase.Pensando isso vemos de um lado a economia teórica e de outro a economia aplicada.Esses três pilares devem ser equivalente vistos pelos teóricos e os historiadores, nem um nem outro pode ir longe sem oapoio desses pilares.O historiador econômico sempre carece de uma teoria e dos campos da economia aplicada para ajudar no seu raciocínio e arquitetar os materiais que lê apóiam.
Opreenchimento desses requisitos não é assegurado pela historia e sim pela teoria econômica envolvida já o segundo é apoiado pela teoria aplicada. A historia econômica só pode ser estudada tendo todo ocontexto histórico como fundo e não só seus aspectos econômicos. As mudanças ocorridas no passado refletem principalmente no presente e no futuro. Witold Kula publicou um artigo na França em 1960 quedizia além de o passado ter dado origem a tudo o que existe e ocorre no presente, este
constitui uma de nossas melhores fontes para o estudo daquele e, em conseqüência, não apenas temos de interrogar opassado para explicar os acontecimentos atuais, como também precisamos investigar o presente para poder inferir o que ocorreu no passado.
Convencer os historiadores da importância da contribuição...
tracking img