Ciclo ovariano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (861 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ovário

- Anatomia do Ovário

O ovário encontra-se situado na pelve, mede de 4 a 5 cm de diâmetro e está em contato com o infundíbulo da tuba uterina que vai recobri-lo.

- Histologia
Nasuperfície do ovário tem um epitélio cúbico unicelular conhecido como epitélio germinativo, que o recobre e que se prolonga com o epitélio peritoneal. O estroma subjacente é formado por um tecidoconjuntivo denso que é chamado de albugínea do ovário.
O parênquima ovariano se divide em duas zonas: a periférica - cortical e a medular. Na cortical estão os folículos ovarianos, é o local onde ocorre afoliculogênese. Já a zona medular, é rica em tecido conjuntivo frouxo que tem em seu meio nervos e vasos sanguíneos e linfáticos. Os nervos e vasos ovarianos penetram no hilo do ovário, este que está emcontato com o mesovário.
A maturação do ovócito (gameta feminino) se faz de modo cíclico representando o ciclo folicular e se dá no córtex ovariano ao nível dos folículos.

- Maturação morfológicados folículos

A maturação dos folículos na mulher dura cerca de 6 meses.

* Folículos primordiais

Eles medem cerca de 50m de diâmetro e são constituídos por um ovócito bloqueado naprófase da primeira divisão meiótica e por camada celular única de 3 a 4 células foliculares achatadas. O número de folículos é fixado no decorrer da vida fetal por volta do fim do 7º mês de gravidez. Nesseestágio há cerca de 7 milhões de ovócitos I. Entre o 7º mês intra-uterino e o fim da gravidez, numerosos folículos primordiais se atrofiam, restando 2 milhões de folículos na época do nascimento. Estaatresia continua até a puberdade, quando estão presentes 300.000 folículos.

* Folículos primários

Eles medem de 60 a 80 m. O ovócito central (sempre bloqueado na prófase I) está envolvidopor uma membrana hialina – a zona pelúcida, por uma camada de células foliculares cúbicas e por uma membrana externa – a membrana de Slavjanski.

* Folículos secundários

O ovócito I é...
tracking img