Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A economia se consolidou como Ciência Econômica só a partir do século XVIII com os trabalhos de François Quesnay (1758) “O Quadro Econômico” e de Adam Smith (1776) “A Riqueza das Nações, período degrandes avanços da técnica e das ciências físicas e biológicas”.
O início do estudo sistemático da Economia coincidiu com os grandes avanços da técnica e das Ciências Físicas e Biológicas nos séculos18 e 19. A construção do núcleo científico inicial da Economia deu-se a partir das chamadas concepções organicistas (biológicas) e mecanicistas (físicas).
É difícil separar os fatores essencialmenteeconômicos dos extras econômicos, pois todos são significativos para o exame de qualquer sistema social.
Cada ciência observa e analisa a realidade do aspecto material do seu objeto, segundo suaprópria lógica formal. Na economia essa análise não é unilateral, ela deve ser realizada sob diferentes óticas:
Segundo o grupo organicista, a Economia se comportaria como um órgão vivo. Daí utilizou-setermos como órgãos, funções, circulação e fluxos na Teoria Econômica.
A concepção Organicista da Economia se faz presente em vários textos históricos, por exemplo: "as partes principais da EconomiaSocial são relacionadas com os órgãos dos quais a sociedade se serve para a criação, a distribuição e o consumo dos bens, do mesmo modo como as partes principais da fisiologia do homem são os órgãosque se relacionam com a nutrição, o crescimento e o desenvolvimento do corpo humano".1
Já o grupo mecanicista, as leis da Economia se comportariam como determinadas leis da Física. Daí advém os termoscomo: estática, aceleração, velocidade, forças, etc.
Os textos referentes são: "A Economia deveria se ocupar dos resultados produzidos por uma combinação de forças e esses resultados deveriam serdescobertos com o auxilio da natureza mecânica das atividades individuais."22

Com o passar do tempo, predominou uma concepção Humanística, a qual coloca em plano superior os móveis psicológicos da...
tracking img