Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (600 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Supondo que você já saiba os conceitos citados, vamos aos exemplos, mas antes, é perinente dizer que nada em economia é simples, portanto um exemplo poderá perfeitamente se encaixar em mais de umconceito, dependendo da ótica em que se observa o mercado.

Monopólio - A Petrobrás, no que tange a exploração de petróleo no Brasil. Embora legalmente já seja possível outras empresas explorarem talcomódite em território nacional, a Petrobrás é muito grande em relação às suas concorrentes. Lembre que o conceito real e completo de monopólio, diz que esta estrutura de mercado ocorre quando se háapenas uma empresa capaz de influenciar os preços de mercado, não somente quando há apenas uma empresa ofertante no mercado, conceito usualmente mais usado.

Oligopolio - A industria da viação civil(TAM, GOL, VARIG, BRA), Gases Industriais (White Martins, Oximil), Operadoras de telefonia, etc. Esta é a estruturação de mercado mais comum.

Monopsônio - Esta é complicada, mas fácil de sermensurada: Imagine uma cooperativa de leite ou uma grande industria de laticinios que é a única compradora de todos os produtores de leite de uma dada região. A empresa Cotochés em Rio Casca/MG, pode ser umexemplo. Normalmente existem grandes fazendas de gado leiteiro ao redor da industria e esta se compromete a comprar toda a produção local como forma de garantir matéria prima para seus diversosprodutos derivados do leite. É comum que cooperativas também sejam exemplos de monopsônio, mesmo porque, em muitos casos é para isso que são criadas.

Oligopsônio - Imagine vários donos de terras nointerior da Bahia e Minas Gerais que arrendam suas terras para o plantio de eucalipto, na região existem três grandes industrias de celulose (Bahia Sul Celulose, Aracruz Celulose e Cenibra), que costumamgarantir a compra de eucaliptos desses produtores, como forma de garantir materia prima para a produção de celulose. As empresas garantem as sementes, o preparo da terra, a colheita e os fazendeiros...
tracking img