Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1594 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões de Concursos Públicos
Prof. Hélio Socolik 
 
1) Porque a economia é considerada uma ciência social?  
Resposta: A Economia trata da administração dos recursos escassos, ou seja, do bem estar material da sociedade. Para isso estuda o consumidor, a empresa e os mercados, em nível microeconômico, e a produção global, o desemprego, a inflação em nível macroeconômico. Por isso émarcadamente social. 
2) Explique a razão de a sociedade – agentes econômicos – precisar definir o que produzir, para quem produzir, quando produzir e quanto produzir.
Resposta: Justamente porque os recursos são escassos, a sociedade precisa definir quais os bens serão produzidos, como serão produzidos e para quem será sua destinação.
3) Discorra sobre a principal característica do sistema deoligopólio e apresente as diferenças entre oligopólio puro e diferenciado.
Resposta: Oligopólio é um tipo de mercado que possui poucos ofertadores. O bem produzido pode ser puro, ou seja, homogêneo, ou diferenciado, o qual possui certas diferenças de qualidade.
4) Suponha que a elasticidade-preço da demanda por passagens aéreas seja 2. O que aconteceria com a quantidade demandada de passagensaéreas se o preço (variação dos preços) desta aumentasse em 5%?
Resposta: Dada a elasticidade-preço igual a 2, o produto é elástico, e a quantidade demandada aumenta numa proporção que é o dobro da variação do preço. Assim, a quantidade demandada de passageiros varia de 2 x 5% = - 10%.
5) Por que o conceito de desenvolvimento econômico é considerado mais abrangente que o conceito de crescimentoeconômico?  
Resposta: O crescimento econômico é mais restrito, pois significa apenas o crescimento do produto e da renda. O desenvolvimento abrange melhoria na qualidade de vida, como a taxa de analfabetismo, saneamento, expectativa de vida, educação, saúde, meio ambiente.  
6) Partindo-se de uma situação inicial de equilíbrio de mercado de uma mercadoria, o que acontece com o preço e aquantidade de equilíbrio quando o preço dos fatores de produção dessa mercadoria aumentam?  
Resposta: Os aumentos de preço dos fatores de produção provocam aumento de preço do produto, cuja magnitude dependerá da sua elasticidade-preço. Graficamente, ocorre um deslocamento da curva de oferta para cima. Os produtos elásticos terão aumento menor, e os produtos inelásticos aumento maior de preços, ediminuição na quantidade de equilíbrio nos dois casos. Os produtos de elasticidade igual a zero terão um aumento de preço igual ao aumento de custos e manutenção da quantidade de equilíbrio.   
7) Quando o preço de um bem substituto aumenta, o que acontece com sua curva de demanda? Por que?
Resposta: O aumento de preço de um bem provoca deslocamento de um ponto sobre a mesma curva de demanda,indicando diminuição na quantidade procurada. Quanto aos demais bens, dos quais é substituto, a curva de demanda desloca-se para a direita, pois a procura pelos demais bens aumenta. 
8)  Em relação ao equilíbrio em concorrência perfeita e sabendo que o preço de um produto é igual a 8, que a curva de custo total é igual a 1 + 2q², e que a curva de custo médio é 1/q + 2q, o nível de produção quemaximiza o lucro da empresa competitiva é igual a?  
Resposta: A produção é definida como a que maximiza os lucros da firma. A condição de máximo lucro em concorrência perfeita é preço = custo marginal. O preço é 8. A função do custo marginal (CMg) é representada pela derivada da função custo total: CMg = 4q. Igualando: 8 = 4q. Donde q = 2.  
9) Dados: P1 = 10, P2 = 5, Q1 = 5, Q2 = 10, aelasticidade-preço da demanda no arco é igual a?  
Resposta: a elasticidade-preço da demanda no arco é dada pela expressão (dq/dp) . p/q, sendo dq e dp as variações nos preços e nas quantidades, e p e q os preços iniciais. Subtituindo: (5/5) . 10/5 = 2.  
10) Dada a curva de demanda igual a qdx = + 0,5py - 1,2px + 10.R, pode-se dizer que:  
a) o bem x é normal.
b) o bem y é complementar.
c) o...
tracking img