Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2828 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Para qual finalidade existe o mercado financeiro?
Ele existe para permitir a movimentação do dinheiro, por meio de empréstimo de quem não precisa dele no momento para quem precisa e não dispõe no momento.
2) Indique que produto é negociado nesse mercado.
O produto negociado é o dinheiro. A negociação é feita, trocando-o por um título que garante a quem compra receber o valor pagoacrescido de uma renda na forma de juros, lucros (ações) e ganho de capital (venda por preço maior)
3) Explique como o mercado financeiro pode promover a democratização do acesso à riqueza.
Porque, quando a empresa busca recursos no mercado financeiro para efetivar investimentos e gerar riqueza, obriga-se a transferir parte do resultado para remunerar o capital obtido no mercado financeiro. Quando elaobtém crédito, a instituição financeira que emprestou recebe juros por isso e parte deles é transferido aos que aplicaram o dinheiro no banco, o que tornou possível o empréstimo. Não obstante, a empresa também pode endividar-se diretamente com o público. Quando a empresa aumenta o capital por meio de aumento de emissão de ações, faz com que parte da riqueza gerada vá para remunerar os acionistas.4) Qual a função do Conselho Monetário Nacional?
O conselho foi criado para expedir diretrizes gerais para que o SFN cumpra satisfatoriamente o objetivo constitucional expresso no art 192 de promover o equilíbrio do país e a servir o interesse da coletividade, em todas as partes que o compõem, abrangendo as cooperativas de credito
5)   Qual a função do Banco Central no mercado financeiro?
Eresponsável pelo combate à inflação, visando manter o poder de compra da moeda nacional.
6) Qual a função da CVM no mercado financeiro?
O CVM é responsável por regulamentar, desenvolver, controlar e fiscalizar o mercado de valores mobiliários do país. Para este fim, exerce as funções de: assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de bolsa e de balcão; proteger os titulares devalores mobiliários; evitar ou coibir modalidades de fraude ou manipulação no mercado; assegurar o acesso do público a informações sobre valores mobiliários negociados e sobre as companhias que os tenham emitido; assegurar a observância de práticas comerciais equitativas no mercado de valores mobiliários; estimular a formação de poupança e sua aplicação em valores mobiliários; promover a expansão eo funcionamento eficiente e regular do mercado de ações e estimular as aplicações permanentes em ações do capital social das companhias abertas.
7) Qual a função da SUSEP no mercado financeiro?
É responsável pelo controle e fiscalização do mercado de seguro, previdência privada aberta e capitalização.
Dentre suas atribuições estão: fiscalizar a constituição, organização, funcionamento eoperação das Sociedades Seguradoras, de Capitalização, Entidades de Previdência Privada Aberta e Resseguradores, na qualidade de executora da política traçada pelo CNSP; atuar no sentido de proteger a captação de poupança popular que se efetua através das operações de seguro, previdência privada aberta, de capitalização e resseguro; zelar pela defesa dos interesses dos consumidores dos mercadossupervisionados; promover o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos operacionais a eles vinculados; promover a estabilidade dos mercados sob sua jurisdição; zelar pela liquidez e solvência das sociedades que integram o mercado; disciplinar e acompanhar os investimentos daquelas entidades, em especial os efetuados em bens garantidores de provisões técnicas; cumprir e fazer cumprir asdeliberações do CNSP e exercer as atividades que por este forem delegadas; prover os serviços de Secretaria Executiva do CNSP.
8) Qual é a função da PREVIC no mercado financeiro?
A PREVIC (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) é uma autarquia do Ministério da Previdência Social que controla a atuação das entidades fechadas de previdência complementar, os fundos de pensão. Cumprindo...
tracking img