Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
A Importância de Um Índice de Preço Próprio numa Economia Desindexada
-------------------------------------------------
O Brasil passa por uma fasede transição, tanto política como econômica. Tendo isso em vista o atual governo brasileiro vem fazendo mudanças no país, entre elas a desindexação da economia, que significa dizer que os reajustes depreços e salários não mais estão oficialmente atrelados a um índice econômico. Esta medida tem causado uma série de protestos por parte de sindicatos, no que diz respeito ao reajuste de salários. Jáno que diz respeito aos reajustes dos preços pouco se tem comentado.
-------------------------------------------------
No entanto parece-nos que esta é uma boa oportunidade para esclarecermos algumasparticularidades no que tange aos índices de preço oficiais habitualmente utilizados pelas empresas.
-------------------------------------------------
Existe uma série de índices de preços apuradospor entidades competentes como a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Instituto Brasileiro de Geografia Econômica (IBGE) entre outros. No entanto, na sua grande maioria, estes índices de preços têm seuuniverso de pesquisa nos gastos de pessoas físicas, o que nada tem a ver com os gastos das empresas, fato que gera grandes distorções. Grosso modo podemos dizer que uma empresa de parafusos aumenta opreço do seu produto em decorrência do aumento do preço do chuchu.
-------------------------------------------------
Alguns índices setoriais, também calculados por estas entidades, amenizam em parte asdistorções ocorridas quando as empresas se utilizam destes índices de preços. Mesmo assim, estes índices setoriais não retratam com precisão o que ocorre na empresa, pois tomam como base a média dosetor, não considerando as diferenças específicas de cada empresa, já que nem todas consomem os mesmos produtos, nos mesmos meses e nas mesmas quantidades, além de não possuírem a mesma estrutura de...
tracking img