Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3218 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DO
TRIÂNGULO MINEIRO – FCETM –

FABRÍCIO ZAGO BERNARDI

ANÁLISE MACROECONÔMICA

UBERABA
2010

FABRÍCIO ZAGO BERNARDI

ANÁLISE MACROECONÔMICA

Trabalho apresentado à disciplina de Análise Macroeconômica, como quesito parcial para avaliação e conclusão da mesma.

Profª.: Solange De Melo Montes Nogueira Borges

UBERABA
2010

“No mundo dosnegócios todos são pagos em duas moedas: dinheiro e experiência. Agarre a experiência primeiro, o dinheiro virá depois."
Harold Geneen

SUMÁRIO

1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS 5
2. POLÍTICA FISCAL - Reportagem 6
2.1. Resumo 7
3. POLÍTICA MONETÁRIA - REPORTAGEM 7
3.1. Resumo 9
4. POLÍTICA CAMBIAL - REPORTAGEM 9
4.1. Resumo 11
5. CENÁRIO DA ECONOMIA BRASILEIRA 13
6. CONSIDERAÇÕESFINAIS 14
7. REFERÊNCIAs 15

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O trabalho a seguir retrata parte da atual conjuntura econômica do país, fornecendo reportagens apresentadas nos últimos dias ligadas a medidas implementas e em pauta pelo governo , bem como uma análise do cenário político econômico vivido nos dias de hoje.
Entre o que será visto está a proposta do governo de retirada dosinvestimentos da Eletrobrás do cálculo do superávit primário reduzindo a meta de 3,3% para 3,1% do Produto Interno Bruto - PIB. Veremos quais os possíveis impactos que esta redução trará para a economia brasileira para o próximo ano. E em meio a despedida, o presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento – BNDES – Luciano Coutinho, anunciou prováveis medidas que o governo irá tomar para o incentivo aocrédito através do financiamento a longo prazo para empresas e indústria por intermédio do setor privado, a fim de atingir a meta de crescimento estipulado pelo governo de tais investimentos perante o PIB. E, no que tange a luta cambial vivenciada na atualidade, analisaremos as medidas já implementadas pelo governo bem como outras que vem estudando para ajudar nesta “batalha”, como a implementação, ounão, do IOF junto às operações de renda variável.



POLÍTICA FISCAL - Reportagem

Lula e Dilma decidem reduzir superávit primário
Projeto de lei que reduz de 3,3% para 3,1% do PIB a meta de superávit em 2010 e 2011 será enviado ao Congresso nesta sexta-feira.
Agência Estado
19/11/2010 08:41

O governo envia nesta sexta-feira ao Congresso Nacional projeto de lei que reduz de 3,3% para3,1% do Produto Interno Bruto (PIB) a meta de superávit primário das contas do setor público deste ano e de 2011. O superávit primário do setor público (governo federal, Estados, municípios e estatais) é o resultado das receitas menos as despesas, sem levar em consideração os gastos com o pagamento de juros da dívida pública. 
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou ontem a mensagem queserá encaminhada aos parlamentares junto com o projeto de lei, que altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), segundo informaram fontes do Ministério do Planejamento. A mudança na meta, que foi discutida com a presidente eleita, Dilma Rousseff, é uma consequência da decisão do governo de retirar a Eletrobras do cálculo do superávit primário das contas do setor público. O projeto de lei conteráas duas mudanças, decididas após o aval de Dilma. "Foi uma discussão e uma decisão dura dentro do governo", revelou uma fonte.
Um dos principais defensores da redução da meta foi o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, que há mais de dois anos defendia no governo a retirada da Eletrobras da contabilidade do superávit, como já foi feito com a Petrobras. Para o governo, o resultado da estatalvai ficar mais transparente com a mudança, sem risco para a trajetória de queda da dívida líquida do setor público. 
A avaliação na equipe econômica é de que a mudança desobriga o Tesouro da obrigação de fazer um superávit maior para compensar o déficit nas contas da Eletrobras, empresa que nos últimos anos acelerou os investimentos e precisa de mais fôlego financeiro para continuar as obras...
tracking img