A psicanalise - resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Psicanálise

A Psicanálise é uma teoria que teve sua origem com Sigmund Freud, médico de Viena, que ao tratar pessoas com dificuldades de comportamento desenvolveu este conhecimento. O enfoque da teoria psicanalitica é o uso do método interpretativo. Para Freud, o comportamento não pode ser visto pelo seu aspecto concreto, mas deve ser interpretado. Como conseqüência desta interpretação,haverá o acesso ao nível inconsciente. Até os estudos de Freud, historicamente, as várias formas de conhecimento acreditavam que o ser humano era totalmente consciente de todas as suas ações. A Psicanálise questionou isso e provocou uma verdadeira revolução no conhecimento.
Freud viveu de 1856 a 1939, muitos anos para os padrões de longevidade de sua época. Escreveu várias teorias, que foram secompletando. Os principais pontos foram: “Primeira Teoria do Aparelho Psíquico”, “Segunda Teoria do Aparelho Psíquico”, “Mecanismos de Defesa Psicológicos” e “Teoria da Sexualidade Infantil”.
Apresentamos a seguir, uma introdução a cada uma delas.
Na Primeira Teoria do Aparelho Psíquico, são apresentados os conceitos de Consciente, Pré Consciente e Inconsciente.
O consciente representatodos os conteúdos psíquicos que temos na consciência em um determinado momento. Por exemplo, um fato que estamos vivendo como estar em uma sala de aula.
O pré consciente representa aquilo que vivemos há algum tempo atrás que, contudo, pode ser facilmente resgatado. Exemplo: o lugar que visitamos a semana passada.
Já o inconsciente, a maior destas instâncias psíquicas, armazena tudo oque não está no nível consciente e pré consciente e que fez parte de nossa experiência desde o início de nossa vida psíquica. Quase sempre são conteúdos primitivos, do início de nossa vida psíquica, que hoje a Psicanálise acredita iniciar-se na concepção (atualmente entende-se que o feto já tem vida psíquica). Inclui também aquilo que foi vivenciado há menos tempo, mas com forte aspecto emocional.Para que o inconsciente exista, é associada a presença da repressão, com o que é definido por Freud como traumas ou vivências traumáticas. Um bom exemplo de inconsciente são os sonhos, representações simbólicas do nosso inconsciente.
Na Segunda Teoria do Aparelho Psíquico, são apresentados os conceito de Id, Ego e Superego.
O Id é a instancia psíquica da qual fazem parte as pulsões ouinstintos. Para a Psicanálise, nosso universo psíquico é composto por instintos, presentes no ser humano naturalmente. Um deles é o instinto de vida, que luta pela nossa sobrevivência. Por exemplo o desejo de se alimentar. Outro é o instinto de morte, nosso lado destrutivo, mas necessário para a vida, Por exemplo, quando destruímos algo, para construir logo em seguida outra coisa.
O Superegoé a instancia psíquica que representa as normas sociais (leis, regulamentos, autoridade) e as regras da natureza (limites corporais humanos). Exemplo, leis de trânsito.
O Ego é a forma do nosso aparelho psíquico entrar em relação com o mundo externo. É o modo de nos adequarmos as exigências do id (desejos, pulsões, instintos) às exigências do superego (leis e limites). É o que baseia o modode nos comportarmos e é a base de nosso modo de ser. São expressões comuns na Psicanálise, ego frágil, ego fortalecido, etc. Exemplo de ego, nosso modo de sermos profissionais.
Os mecanismos de defesa psicológicos são formas de nosso psiquismo proteger-se, do mesmo modo que o corpo tem os anti corpos biológicos. São vários, mas estudamos seis deles: negação ou recalque, sublimação,racionalização, projeção, regressão e formação reativa. Vamos ver cada um deles.
Negação ou recalque é o mecanismo d defesa pelo qual negamos uma parte da realidade. Quando esquecemos de convidar alguém para uma cerimonia, é um ato de negação.
Sublimação é o mecanismo através do qual a pessoa tem em seu psiquismo um aspecto muito exagerado mas consegue canaliza-lo para uma realização social aceitável e...
tracking img