Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (421 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2. Determinação de variáveis macroeconômicas básicas
2.1. Principais agregados macroeconômicos
Grandezas económicas que quantificam as operações que todos os agentes de uma economia efetuam duranteum ano. Permitem determinar o valor da produção realizada num país.
Existem três óticas usualmente adotadas para proceder ao cálculo dos grandes agregados:
- Ótica do Produto: contabiliza aprodução de todas as empresas da economia. Através dela chega-se a agregados como o PIB (Produto Interno Bruto) e o PNB (Produto Nacional Bruto);- Ótica do Rendimento: contabiliza todos os rendimentos obtidosna economia. O principal agregado que permite calcular é o Rendimento Nacional (RN);
- Ótica da Despesa: contabiliza todas as despesas efetuadas pelos agentes económicos. Permite determinar a DespesaInterna (DI) e a Despesa Nacional (DN).Naturalmente, os três métodos garantem relações de equivalência entre os agregados, já que o que todos calculam é o mesmo: o valor do que se produziu num certopaís num determinado ano. Apenas o fazem de forma diferente. Tem-se então que RN = DN = PNB a preços de mercado.

ver tudo

2.2. Síntese do Produto Nacional
O Produto Nacional Bruto é a soma debens e serviços finais produzidos pelos nacionais no país e no estrangeiro num dado período de tempo, normalmente um ano. Inclui remessas de emigrantes e exclui aquilo que os estrangeiros produzemnesse país.

O critério para o apuramento do PNB é a nacionalidade, ao contrário do PIB em que o território é que é determinante para o apuramento.

Os países com forte investimentos de capitalestrangeiro, têm facilmente um PIB maior que o PNB. Foi isto que aconteceu na Irlanda entre 1990 e 2005.

Quando o valor perdido pelo "desgaste" do capital utilizado na produção (i.e. depreciação) édeduzido do valor PNB, temos o PNL - Produto Nacional Líquido.

O Produto Nacional Líquido a custo de factores (i.e. excluindo o valor de impostos indirectos e subsídios) chama-se Rendimento...
tracking img