Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2813 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NA ECONOMIA DAS EMPRESAS
Walcir Gonçalves de LIMAI
Resumo: As empresas de pequeno porte que representam 70% das ofertas de emprego no Brasil e 48% da produção nacional, devem valorizar a contabilidade, pois, ela possibilita o fornecimento de importantes informações para tomada de decisão.
Palavras-chave: Contabilidade; economia da empresa; gerenciamento.Introdução
Hoje em dia, vemos com muita freqüência a incansável luta das empresas para manter-se no cenário sócio-econômico, ou seja sua permanência no mercado altamente competitivo. Nesse sentido a empresa, seja ela micro, pequena ou grande deverá estar voltada para o controle de seu patrimônio e principalmente de seus custos, ou seja, tem que dar atenção especial a contabilidade e asinformações por ela fornecidas, pois as decisões gerenciais são tomadas a partir de informações contábeis. O sistema de informação gerencial deve fornecer informações básicas de que os gestores necessitam em suas tomadas de decisão. Assim, quanto maior for a sintonia entre a informação fornecida e as necessidades informativas dos gestores , melhores decisões poderão ser tomadas. (MASON JR, 1975, p.3)
Asinformações contábeis propiciam às empresas respostas para vários questionamentos, para tanto, é necessário que a contabilidade deva ser efetuado com dados que refletem a realidade.
I Doutorando em Ciências Empresariales pela UMSAIUNISUL. Docente da FCEA -CEP 16015-280 -Araçatuba (SP). Econ. Pesqui., Araçatuba, v.2, n.2, p.79-93, mar. 2000 79
As mutações ocorridas com velocidade cada vez maIOrna economIa obrigam as empresas a fazer revisões periódicas em seu processo de gestão.
Constata-se que a grande maioria das instituições tem como principal objetivo hoje em dia a contenção de seus custos para economia da empresa e a sobrevivência da mesma. As grandes organizações sabem que uma contabilidade séria agrega resultados econômicos e financeiros à empresa, pois está lhe proporcionadados para tomadas de decisão.
Por outro lado observamos que os pequenos e médios empresários não tem essa visão, ou seja, não consegue enxergar a contabilidade como um precioso instrumento de apoio gerencial na gestão de sua empresa.
Observamos que muitas empresas entram em processo falimentar justamente por não terem controle efetivo de suas operações. Relegam a contabilidade e suas importantesinformações a segundo plano e se preocupam com uma contabilidade apenas para responder ao fisco. Nesse sentido os registros contábeis efetuados por essas empresas caracterizam uma contabilidade tributária onde a principal preocupação é com os impostos a serem recolhidos. Este tipo de contabilidade fornece relatórios fiscais que não servem como referencial para decisões gerenciais, pois muitosempresários principalmente os micros e pequenos tendem a sonegar informações contábeis em função de uma cultura arraigada na nossa sociedade. Os empresários na sua ignorância contábil acreditam que sonegando registros contábeis como por exemplo deixar de registrar algumas vendas para não recolher impostos estariam ganhando. Segundo previsão feitas pelo governo, 50% das empresas no Brasil sonegamimpostos.
Segundo dados do SEBRAE 90% das micros e pequenas empresas entregam sua contabilidade a um escritório contábil e este por sua vez faz os registros, demonstrativos e recolhimento de impostos. Não demonstrando aos seus clientes o que esta acontecendo com sua empresa, isso sinaliza para o fato
Econ. pesqui .. Araçatuba, y.2. n.2. p.79-93. mar. 2000 80
de que este tipo de prestador deserviço não ajuda a empresa crescer, não a toma competitiva, enfim, não agrega valor.
1. EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE
1.1 Breve histórico
A contabilidade, embora rudimentar no início, existe há milhares de anos. Os registros contábeis antigos demonstram o desejo que as pessoas tinham em obter informações acerca de seus esforços e realizações financeiras. Essa preocupação, que é uma constante no...
tracking img