A importancia da analise de sowt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é SWOT:
SWOT é a sigla dos termos ingleses Strenghts (Forças), Weakness (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Em Administração de Empresas, a Análise SWOT é um importante instrumento utilizado para planejamento estratégico que consiste em recolher dados importantes que caracterizam o ambiente interno (forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças) daempresa.
A técnica de análise SWOT foi elaborada pelo norte-americano Albert Humphrey, durante o desenvolvimento de um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford entre as décadas de 1960 e 1970, usando dados da Fortune 500, uma revista que compõe um ranking das maiores empresas americanas.
As informações referidas abaixo devem ser enquadradas nas categorias SWOT para análise do cenário daempresa:

Strenghts (forças) - vantagens internas da empresa em relação às concorrentes. Ex.: qualidade do produto oferecido, bom serviço prestado ao cliente, solidez financeira, etc.
Weakness (fraquezas) - desvantagens internas da empresa em relação às concorrentes. Ex.: altos custos de produção, má imagem, instalações desadequadas, marca fraca, etc.;
Oportunities (oportunidades) – aspectosexternos positivos que podem potenciar a vantagem competitiva da empresa. Ex.: mudanças nos gostos dos clientes, falência de empresa concorrente, etc.;
Threats (ameaças) - aspectos externos negativos que podem por em risco a vantagem competitiva da empresa. Ex.: novos competidores, perda de trabalhadores fundamentais, etc.

Analise Swot por Kenneth Andrews e Roland Christensen
A Análise SWOT, porsua vez, foi desenvolvida por Kenneth Andrews e Roland Christensen (professores da Harvard Business School) e avalia o status atual competitivo de determinada empresa em 4 dimensões: Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças).
A Análise SWOT tem como principal objetivo identificar e caracterizar a posição estratégica de uma empresa ou mesmo de umproduto ou serviço num determinado mercado, em certas condições competitivas, em determinado momento, tanto sob a ótica e análise interna, quanto externa.
Sob a ótica da análise externa, análise SWOT tem como objetivo a identificação das principais oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats) existentes e/ou proporcionadas pelo ecossistema à empresa. O principal benefício desta análise dá-sepela importância de se identificar, qualificar, e antecipar ações que possam redirecionar esforços e investimentos corporativos, a fim de minimizar, mitigar ou potencializar impactos futuros na empresa. As variáveis externas, apesar de (em tese) estarem fora do controle da organização, podem afetar (positiva ou negativamente) seu desempenho e sua forma de atuação; por outro lado, representamoportunidades ou ameaças para todos os demais players do setor, portanto, sai-se melhor que souber melhor traduzi-las e sobre elas agir.
A antecipação de movimentos e mudanças pode gerar vantagens ou desvantagens competitivas na medida em que são identificadas com maior ou menor antecedência, propiciando condições para ações mais ou menos imediatas.
Uma coisa é perceber que o ambiente externo estámudando; outra é ter competência para adaptar-se a estas mudanças, aproveitando as oportunidades e/ou mitigando as ameaças.
Em relação à ótica de análise interna, a Análise SWOT propõe a identificação dos principais pontos fortes (Strengths) e pontos fracos (Weaknesses) da empresa.
A importância da identificação das forças e fraquezas é vital, na medida em que fornece uma auto-análise/crítica,ainda que de forma relativa e potencialmente alterável, buscando a correta comparação da empresa consigo própria (performance passada e objetivos futuros) e com benchmarks e melhores práticas do mercado. A identificação das forças e fraquezas também fornece elementos essenciais no que se refere à orientação estratégica e capacidade competitiva da companhia, uma vez que deve ou deverá encontrar o...
tracking img