Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1231 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTÕES DE ECONOMIA
1. Defina bem econômico. Porque é que os bens econômicos são escassos? 2. A escassez é uma característica geral de qualquer economia, ou aplica-se apenas a economias menos desenvolvidas? Justifique cuidadosamente a sua resposta. 3. Quais são as classes em que os recursos utilizados na produção de bens e serviços são em geral agrupados? 4. Que categorias de recursos oufatores de produção são utilizadas na produção dos seguintes bens ou serviços? a) automóveis; b) cortes de cabelo; c) consulta médica; d) morangos de estufa; e) morangos selvagens. 5. Defina Fronteira das Possibilidades de Produção (FPP). 6. Considere uma economia que produz apenas dois bens, A e B. A figura representa a Fronteira de Possibilidades de Produção (FPP) desta economia.

a) Se produzir 2unidades do bem A, a economia poderá produzir 10 unidades do bem B? E 15 unidades do bem B? Justifique. b) Qual a quantidade adicional do bem B que pode ser produzida quando se reduz a produção do bem A de 4 para 2 unidades? c) Qual é o custo de oportunidade da produção adicional do bem B da alínea anterior?

7. Considere a procura de bananas. a) Suponha que existem apenas dois consumidores debananas, o sr. Silva e o Sr. Castro. Como deduz a curva de procura do mercado de bananas? Ilustre o seu raciocínio tendo em conta os seguintes valores:

b) Suponha agora que o Sr.Castro deixou de consumir bananas e que, além do Sr. Silva, existem mais 999 consumidores de bananas com procuras individuais exatamente iguais às daquele consumidor. Deduza a curva de procura de mercado para esta novasituação. 8. Considere a procura de cogumelos frescos. a) Represente graficamente (sem valores) a curva de procura de cogumelos frescos. b) Quais as principais categorias de fatores que influenciam as decisões de consumo de bens? Quando desenhou a curva de procura de cogumelos frescos da alínea anterior quais dessas categorias de fatores supôs constantes? c) Relacione os seguintes exemplos defatores que influenciam as decisões de consumo de cogumelos frescos com as categorias que identificou na alínea anterior: i) uma redução do preço dos cogumelos em lata; ii) uma vaga de emigração; iii) uma campanha bem sucedida do Ministério da Saúde a promover os benefícios dos cogumelos; iv) uma redução da taxa de IRS; v) um imposto de 10 cêntimos por quilograma de cogumelos frescos. d) Ilustregraficamente as consequências sobre a curva de procura de cogumelos frescos de cada um dos exemplos da alínea anterior.

9. Considere a curva da procura de laranjas. O que acontecerá à curva em cada uma das situações seguintes? a) aumento do rendimento médio dos consumidores. b) aumento da taxa de natalidade. c) campanha que advoga os benefícios da ingestão diária de uma dose mínima de vitamina C. d)uma redução do preço das tangerinas. e) uma redução do preço das laranjas. 10. Suponha que o rendimento do consumidor aumentou e que todos os outros fatores se mantiveram invariantes. a) Qual o efeito provocado sobre a procura de um bem normal? Ilustre graficamente o seu raciocínio utilizando a curva da procura. b) Qual o efeito provocado sobre a procura de um bem inferior? Ilustre graficamente oseu raciocínio utilizando a curva da procura. 11. O que acontecerá à procura de manteiga se aumentar o preço da margarina? Como classifica os dois bens atendendo a esta relação? 12. Suponha que o bem A é complementar do bem B e ainda que o preço do bem A diminuiu. Qual o efeito sobre a curva da procura do bem B da

redução do preço do bem A?

13. Se o preço do frango aumentar e o preço dacarne de porco diminuir: a) comprar-se-ão maiores quantidades de frango. b) comprar-se-ão maiores quantidades de carne de vaca. c) comprar-se-ão maiores quantidades de carne de porco. d) comprar-se-ão menores quantidades de frango e de carne de porco.

14. Distinga decisões de produção de curto e de longo prazo na ótica do produtor.

15. Os custos seguintes dizem respeito a uma fábrica de...
tracking img