Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2138 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Anhanguera Educacional-Uniderp
Pólo Ananindeua

Curso Superior de Administração
ATPS Administração 2ª série
Disciplina: Economia
Profª. Ma. Renata M. G. Dalpiaz
Turma: 02/N20

Acadêmicos:
Núbia Cristina Flexa de Oliveira – RA 389243
Laurenilce de Jesus Silva – RA 389244

Setembro/2012




INTRODUÇÃO

Toda empresa tem como principal função, trazer lucro aos seus donosou acionistas, e um dos pilares de qualquer empresa é a sua saúde financeira. Todas as ações, investimentos materiais e humanos implicam em despesas. Que quando utilizada de forma estratégica e planejada, transformam-se em retorno econômico. Sendo assim, o Administrador precisa com propriedade conhecer os processos econômicos; para assim aplicar técnicas cabíveis, praticando preços de forma acompensar suas despesas e ainda lhes trazer o lucro pretendido.
Para tal, o Administrador desenvolverá suas análises de ambientes (interno e externo), percebendo e identificando interferências econômicas que afetem seu ramo de negócio. Traçando formas de remediar, que façam sua organização resistir a variações de mercado.
E esta atividade vem com o propósito dedespertar nos alunos a preocupação necessária com o ponto de vista da economia, que é ferramenta indispensável para o desempenho de sua função enquanto Administrador.













DESENVOLVIMENTO

Esta atividade abordará um dos seguimentos do mercado que mais vem se desenvolvendo nos últimos tempos nos cenários mundial e nacional.
_ Cosméticos/Beleza/ Salão/ Serviços.
A indústria de cosméticos constitui um dos seguimentos mais importantes da economia mundial. Em produção, o Brasil passou ao terceiro lugar no ranking mundial, crescendo 18,9% em 2011 e ao primeiro da America Latina. O País vem mantendo um índice decrescimento bem maior que os do Japão (8,9%) segundo ranking global e EUA com (3,8%) de crescimento, sendo o primeiro no ranking. Omercado de cosméticos entre os vários circuitos é estimado em US$90 bilhões, Este mercado é caracterizado por múltiplos intervenientes que vão desde as gigantes internacionais até pequenos produtores regionais.
A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) declara que este ramo tem se mostrado promissor nos últimos tempos para os micros e pequenosempresários, especialmente o ramo da beleza. O mercado brasileiro tem tido um crescimento significativo no setor. Em 2011, o setor movimentou 30 bilhões no País, segundo a ABIHPEC.
O Jornal Diário de São Paulo publicou em 23/07/2012, que segundo a Junta Comercial do Estado de São Paulo, em 2011 houve um crescimento de 137%, e no primeiro semestre de 2012 já foram abertas 4.454 novos estabelecimentosligados ao setor de cabeleireiros no município de São Paulo.
Marcos Tadeu Meciano, presidente do SINDIBELEZA( sindicato dos institutos de beleza de São Paulo) diz que o número de salões que fecham também é muito grande, pois muita gente acha que é fácil manter-se no mercado, porém segundo ele é necessário além do conhecimento técnico, uma visão econômica e organizacional, observando astendências e influencias do mercado.
Algumas empresas têm papel importante neste seguimento, em destaque: Bonyplus, O Boticário, Àgua de Cheiro, L’acqua dei Fiori, Chama da Amazônia, NuNAAT e Surya henna, Natura ,Niely .
Com esses dados observa-se que, criar um salão de beleza hoje, com uma boa administração, é um negócio com grande probabilidade de sucesso.
Nos últimos anos a atividade Salão de Belezavem se desenvolvendo de forma acentuada; em boa parte por conta das mudanças da sociedade e da necessidade das pessoas estarem bem apresentadas e saudáveis.
O perfil de consumo mudou significativamente e os salões de beleza hoje são freqüentados por todos os tipos de consumidores, independentemente de sua classe social, opção religiosa, idade ou sexo.
Com isso as atividades de salão de beleza...
tracking img