Os pontos de vista positivos e negativos do governo de getulio vargas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4981 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
KARL MARX: CONSIDERAÇÕES ACERCA DE SEU PENSAMENTO

LIMA, Rosilene de – UEM
lene.lim@hotmail.com

SILVA, Ligiane Aparecida da – UEM
lgnsilva@bol.com.br

MACHADO, Maria Cristina Gomes – UEM
Crismach_cris@hotmail.com

Introdução

O presente estudo objetiva investigar como se configuram algumas concepções de um dos maiores intelectuais do século XIX, o alemão Karl Marx (1818-1883). Paratanto, considera-se conveniente, em um primeiro momento, situar o referido autor no debate efervescente do período em questão. Nesse momento, pretende-se clarificar alguns conceitos acerca do pensamento de Marx, tais como: sua concepção de sociedade, entendida pelas condições materiais da existência humana, bem como a forma de estudá-la, a qual o autor entende como melhor; a concepção de homem,entendido como um ser social e histórico; e sua concepção de história, que parte do movimento histórico em sua totalidade e é condicionada pelas relações de produção estabelecidas pelo homem. Apresenta-se ainda, algumas premissas do materialismo histórico de Marx, tais como a impossibilidade da separação entre indivíduo e sociedade, sociedade e natureza e a relação entre sociedade e natureza comointercâmbio. Num segundo momento, investiga-se o conceito de práxis delineado por alguns autores e, em especial, por Marx, tendo em vista que essa abordagem nos propicia pensar na maneira como o autor concebe o homem em sua relação com a natureza. Por fim, analisa-se a concepção de Karl Marx acerca das leis que regem a sociedade, as quais estão estritamente ligadas ao desenvolvimento de suas forçasprodutivas, pois se entende de suma importância a compreensão do movimento histórico da sociedade tendo por base a sua materialidade.

O Estudo da Sociedade

No século XIX, dadas as grandes transformações sociais[1] advindas, especialmente, a partir das revoluções Industrial e Francesa, alguns pioneiros da Sociologia e adeptos dos ideais da nova classe dominante estabelecida, a saber, aburguesia, direcionaram seus estudos para a preservação da nova ordem, reorganizar a sociedade e manter o controle social. Já os pensadores socialistas, alinhados com a classe operária, buscavam, por meio da Sociologia e de outras ciências humanas, a compreensão da sociedade estabelecida, a capitalista, e um entendimento mais aguçado sobre suas configurações com a finalidade de superá-la e, nessesentido, conduzir a humanidade para uma sociedade mais justa, liberta da exploração do homem pelo homem.
Sobre o primeiro grupo, pode-se destacar o pensador francês Auguste Comte[2] (1798-1857), o qual tinha o núcleo de sua filosofia fundamentado na idéia de que a sociedade só poderia ser reorganizada de forma conveniente se houvesse uma completa reforma intelectual do homem e para issoseria necessário, a princípio, “[...] fornecer o sistema de idéias científicas que presidiria a reorganização social.“ (COVEZZI; CASTRO, 2000, p. 25). Outra grande referência do primeiro grupo se trata do sociólogo, também francês, Émile Dürkheim[3] (1858-1917), que considerava ter a Sociologia papel importante na reorganização da sociedade, pois a considerava uma ciência que tem como funçãoentender e classificar os casos patológicos, criando, dessa forma, uma nova moral social.
Destaca-se, no segundo grupo de pensadores anterormente citado, o pensamento e ação de Karl Marx, um intelectual que, ao lado de Friedrich Engels (1820-1895), preocupava-se com os efeitos, especialmente da revolução Industrial, que intensificou, por um lado, a produção de riquezas de forma excepcional e, deoutro, provocou a miséria de milhões de trabalhadores. Ambos aspiravam encontrar uma alternativa para a sociedade, entendiam que ela poderia ser mais justa por meio do estabelecimento de relações sociais fundamentadas na cooperação e com uma distribuição igualitária de riquezas.
Marx, ao contrário de Comte e Dürkheim que procuram uma explicação para a sociedade a partir dos estudos da...
tracking img