Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (625 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Segundo Marx “que como valores de uso as mercadorias são, antes de mais nada, de diferente qualidade, como valores de troca só podem ser de quantidade diferente”.

O estudo da reprodução doponto de vista do encadeamento necessário dos atos de produção e de consumo que se encontram separados pela divisão social do trabalho. Na medida em que a produção social tem continuidade, ela refaz ascondições que lhe deram origem.

Exemplos:.

← 1 alqueire de trigo = a quilos de ferro. Que significa esta equação? Significa que em dois objetos diferentes, em 1 alqueire de trigo e em a quilosde ferro, existe algo de comum. Ambos os objetos são, portanto, iguais a um terceiro que, em si mesmo, não é nem um nem outro. Cada um deles deve, enquanto valor - de - troca, ser redutível aoterceiro, independentemente do outro.



← 20 varas de linho = 1 casaco, ou 20 varas de linho valem 1 casaco. Parte-se do pressuposto de que 1 casaco contém tanta substância de valor quanto 20varas de linho, que ambas as quantidades de mercadorias custam assim o mesmo trabalho ou igual quantidade de tempo de trabalho.

Produzir significa consumir,destruir o resultado da produção futura. Epor isso que a produção é a reprodução.

Agora a Mais -Valia segundo Marx, a exploração do trabalhador não decorre do fato de o patrão ser bom ou mau, mas sim da lógica do sistema: para o empresáriovencer a concorrência entre os demais produtores e obter lucros para novos investimentos, ele utiliza-se da mais-valia, que constitui a verdadeira essência do capitalismo. Sem a mais-valia ocapitalismo não existe, mas, a exploração do trabalho acabaria por levar, por efeito da tendência decrescente da taxa de lucro, ao colapso do sistema capitalista.
Uma solução para o problema da grandeexploração, segundo Marx, seria derrubar do poder o controlador capitalista, os empresários, com uma revolução, uma greve geral, e assim a tão idealizada sociedade comunista, apareceria, uma vez que o...
tracking img