Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1766 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPITULO 1

1- Porque os problemas econômicos fundamentais (o quê, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez dos recursos de produção? O quê , quanto e como produzir: Dada a escassez de recursos de produção, a sociedade terá de escolher, dentro do leque de possibilidades de produção, quais produtos serão produzidos e as respectivas quantidades a serem fabricadas; a sociedadeterá de escolher ainda quais recursos de produção serão utilizados para a produção de bens e serviços, dado o nível tecnológico existente.Com os recursos limitados, surge a necessidade de direcionar esses bens e distribuir os resultados, pois caso não houvesse escassez de tais recursos, não haveria razão para pensar em que, quanto, como e para quem produzir.

2- O que mostra a curva depossibilidades de produção ou curva de transformação?
A Curva de Possibilidade de Produção mostra a capacidade que a sociedade tem de produzir determinados produtos X e Y, e quanto de Y deixaria de ser produzido caso fosse necessário o aumento de volume de produção de item X. A curva de possibilidades de produção expressa a capacidade máxima de produção da sociedade

3- Explique a razão do formato dacurva de possibilidades de produção. Ilustre graficamente.
A razão do formato é que os custos de oportunidades são crescentes, sendo assim segue uma proporção. Se aumentamos a produção de determinado produto, outro consequentemente diminuirá.






4- Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular da renda. Expliquecomo esse sistema funciona.
É a união do fluxo real e monetário. Esse fluxo é estabelecido entre as famílias e as empresas, ou seja são determinados os preços dos bens e serviços, para quem produzir, o que produzir.

5- Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.

Bens de capital - são bens utilizados na fabricação de outros bens
Bens deconsumo - destinam-se diretamente ao atendimento das necessidades humanas.
Bens intermediários - são os bens transformados ou agregados a produção de outros bens e são consumidos totalmente no processo produtivo (insumos, matérias-primas e componentes.
Fatores de produção, são os recursos de produção da economia, constituídos pelos recursos humanos

6- O que vem a ser argumentos normativos eargumentos positivos?
Os argumentos positivos dizem respeito ao que é, foi ou será. Os argumentos normativos dizem respeito ao que deveria ser.




CAPITULO 4
1- Qual o papel dos preços relativos na análise microeconômica?
O preço relativo é a relação entre os preços de vários bens. Por exemplo, se um produto de uma mesma categoria sofre uma porcentagemde desconto e o outro permanece com seu valor absoluto (real), o produto que teve o desconto, ou seja, que passou a ter um preço relativo, terá um aumento na demanda em detrimento à diminuição da demanda do produto que não sofreu queda de preços. Esta variação é importante no momento da definição dos preços dos produtos, dentro da análise microeconômica.

2- O estabelecimento comercial podeser conceituado sob duas óticas: a econômica e a jurídica. Explique cada uma delas.
Para a Economia: é a combinação dos fatores de produção: capital, trabalho, terra e tecnologia, de tal modo organizados para se obter o maior volume possível de produção ou de serviços ao menor custo.
Para a jurídica é uma atividade econômica,um complexo de relações jurídicas entre o empresário eteris pare aempresa.

3) No raciocínio econômico, qual a importância da hipótese do coibus?
É uma condição que analisa um mercado isoladamente, supondo que os demais mercados sejam constantes, não sendo afetado pelos demais. Para o raciocínio econômico, essa condição serve também para verificar o efeito de variáveis isoladas, independente dos efeitos de outras variáveis como, por exemplo, a procura, a renda...
tracking img