Economia

Páginas: 2 (437 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2012
Capítulo 5 – A crise de 1930 e o avanço da Industrialização Brasileira






De acordo com a história os países capitalistas são periodicamente atingidos por crises econômicas, geralmenteobedecem ao intervalo de sete a dez anos, chamados de ciclos econômicos.


Assim, pode-se dizer que a 1ª Grande Depressão aconteceu entre 1873/1896 e a 2ª ocorreu entre 1929/1933, que sóterminou com a Segunda Guerra Mundial, que se caracterizou pela alta taxa de desemprego, redução do comércio mundial e empréstimos internacionais.


A revolução de 1930 no Brasil teve porconseqüência perda da hegemonia política pela burguesia cafeeira, e foi a favor da classe industrial em vias de crescimento, fazendo com que o processo de industrialização no país se solidificasse.Em razão da grande importância que o café desempenhou na produção e exportação na economia brasileira até 1940, as conseqüências da crise de 1930 foram altíssimas.


No século XX, o Brasil jáera o principal produtor de café e a única forma para alocar o capital obtido da cafeicultura era o próprio reinvestimento da produção de mais café, por esse motivo o Brasil passou por diversascrises de superprodução.


Com a crise mundial de 1929, a produção de café encontrava-se vulnerável. Como solução para tanta produção, o governo decidiu diminuir a oferta do café, e queimou osexcedentes, que era o equivalente a um terço da produção obtida em 8 anos.






Em virtude da Grande Depressão houve uma queda no nível de renda de 25% a 30 %, e o índice de preços dos produtosimportados subiu 33%. Assim como conseqüência houve a redução das importações de 60%, baixando de 14% para 8% do produto interno.






Em suma, o processo para a economia brasileira foi àrápida ascensão da indústria que passou a ser o fator dinâmico principal de criação da renda interna. Como conseqüência da crise e desvalorizações cambiais, houve o estabelecimento de um novo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Ecônomia
  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!