Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* título: dislexia: transtorno da aprendizagem em adultos
* problemática: como vivem os portadores da dislexia?
* objetivo: registrar o cotidiano dos portadores dessa deficiência
* oudesse transtorno

Dislexia é causa ainda ignorada de evasão escolar em nosso país, e uma das causas do chamado "analfabetismo funcional" que, por permanecer envolta no desconhecimento, na desinformaçãoou na informação imprecisa, não é considerada como desencadeante de insucessos no aprendizado.

Dislexia é uma específica dificuldade de aprendizado da Linguagem: em Leitura, Soletração, Escrita,em Linguagem Expressiva ou Receptiva, em Razão e Cálculo Matemáticos, como na Linguagem Corporal e Social. Não tem como causa falta de interesse, de motivação, de esforço ou de vontade, como nada tem aver com acuidade visual ou auditiva como causa primária. Dificuldades no aprendizado da leitura, em diferentes graus, é característica evidenciada em cerca de 80% dos disléxicos.

A DISLEXIA, decausa genética e hereditária, é um transtorno ou distúrbio neurofuncional, ou seja, o funcionamento cerebral depende da ativação integrada e simultânea de diversas redes neuronais para decodificar asinformações, no caso, as letras do alfabeto. Quando isso não acontece adequadamente, há uma desordem no caminho das informações, dificultando o processo da decodificação das letras, o que pode, muitasvezes, acarretar o comprometimento da escrita.

O disléxico não é deficiente, é diferente.

O diagnóstico é feito por exclusão, antes de afirmar que uma pessoa é disléxica, é necessário que sejadescartado a ocorrência de deficiências como visuais e auditivas, déficit de atenção, escolarização inadequada, problemas emocionais, psicológicos e socioeconômicos que possam interferir naaprendizagem.

Adultos Os sintomas variam de acordo com os diferentes graus de gravidade do distúrbio. Entre os mais comuns encontram-se as seguintes dificuldades: 1) para ler, escrever e soletrar; 2) de...
tracking img