Portugues

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1707 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
>Equipe: Amanda Grazielle, Ana Luiza Soares, Lailson Azevedo e Thomas Nascimento;
>Trabalho: Análise de “A moça Tecelã”, conto de Marina Colasanti;
>Curso: P6 – Informática (Integrado) - IFCE;
>Professora: Iêda Carvalhêdo Barbosa.


*O conto escolhido deve ser analisado, tomando como base os seguintes aspectos:

a) O enredo é linear ou retrospectivo? Resuma, em poucas palavras, o enredodo conto analisado.
R.: O enredo é linear. “A moça tecelã” narra a história de uma jovem que obtia tudo que desejasse, através de uma máquina de tear; tecia os raios do sol, as nuvens pesadas que traziam as chuvas, peixes para sua subsistência, em suas mãos, as linhas do tear tomavam vida e as coisas simples que almejava, tornava-se realidade. Vivia singelamente e era feliz, mas um dia sentiu-sesozinha e resolveu “criar” um companheiro para sanar sua solidão. Com o passar do tempo, seu marido demonstrou um individualismo desmedido, pois obrigava a jovem a tecer tudo o que satisfizesse seus prazeres e ambições. O mundo de ostentações criado para agradar seu companheiro, acabou sufocando a jovem, que por sua vez, desfez o companheiro ambicioso e todo o luxo que teceu, abrindo espaço paraviver novamente, uma vida simples, mas com um sentido e felicidade verdadeira.

b) Quanto às personagens, existem, no conto em apreço, personagens esféricas? E caricaturais? E típicas? Cite-as. Caracterize a(as) personagem(ns) principal(is) física e psicologicamente.
R.:No conto, há duas personagens: a moça tecelã e seu companheiro. Não há descrição física da moça e não há uma descriçãopsicológica explícita sua, mas pelas ações narradas, percebe-se que ela é uma pessoa simples e muito sensível. Há descrição física do seu marido: “corpo aprumado”, “rosto barbudo”. Já a característica psicológica dele, também não aparece explicitamente, mas por meio de seus atos, o enxergamos como alguém ambicioso, repleto de ganância e individualismo.

c) Onde se passa a história? Retire um trecho paraprovar sua resposta.
R.: Percebemos que se passa em uma casa simples, uma casa maior e em um palácio.
*Trechos:
“– uma casa maior é necessária – disse para a mulher. E parecia justo, agora que eram dois. Exigiu que escolhesse as mais belas lãs de cor de tijolo, fios verdes para os batentes, e pressa para a casa acontecer.
Mas, pronta a casa, já não lhe pareceu suficiente.
– Para que tercasa, se podemos ter palácio? – perguntou.”

“Afinal o palácio ficou pronto. E, entre tantos cômodos, o marido escolheu para ela e seu tear o mais alto quarto da mais alta torre.”

d) O tempo, na narrativa em questão, é cronológico ou psicológico? Destaque um trecho que comprove sua resposta.
R.: Seguindo a linha intimista, o conto apresenta-se com o tempo psicológico. Ele não é cronológico,apesar de chegar a confundir o leitor, pelo fato de a moça observar dias de sol, dias de chuva, a noite etc.

*Trecho:
“Mas, tecendo e tecendo, ela própria trouxe o tempo em que se sentiu sozinha, e pela primeira vez pensou como seria bom ter um marido ao lado.”

e) O narrador está em primeira pessoa (narrador-persongagem) ou terceira pessoa (narrador onisciente ou observador)? Retire umtrecho para confirmar sua resposta.
R.: O narrador encontra-se em terceira pessoa, narrador-onisciente, pois conhece tudo sobre os personagens e sobre o enredo, sabe o que se passa no íntimo das personagens, conhece suas emoções e pensamentos. No trecho abaixo, o narrador explicita a tristeza presente no coração da jovem tecelã, que ao ver que toda a riqueza criada para seu marido, trazia-lheapenas angústia e uma solidão maior do que se estando literalmente sozinha.
*Trecho:
“E tecendo, ela própria trouxe o tempo em que sua tristeza lhe pareceu maior que o palácio com todos os seus tesouros. E pela primeira vez pensou como seria bom estar sozinha de novo.”

f) Há presença de discurso direto, indireto ou discurso indireto livre? Retire um trecho para comprovar a presença de cada...
tracking img