Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1746 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A economia é muito importante no nosso dia a dia e entende-la é fundamental para poder praticá-la, pois se não soubermos aplicar a economia em nosso dia a dia teremos sérios problemas para administrar nossa renda, dessa forma falaremos um pouco sobre a política econômica brasileira, como ela influencia a distribuição de renda no Brasil, como mantém a inflação“controlada” em níveis acima de outros países, e como a política econômica brasileira é influenciada pelos interesses de outros países.





DESENVOLVIMENTO

A Economia está diariamente presente em nossas vidas, em nosso dia-a-dia, em cada ação que praticamos ela está presente, no simples fato de tomar-mos um banho, ou tomar um café, fazer um lanche, tomar um ônibus, como vemos tudo oque fazemos envolve economia.

1 de que forma a política monetária afeta os resultados econômicos de um país (pib) e a distribuição de renda.



A política monetária de um país é utilizada para controlar as taxas de juros e consequentemente a inflação, sendo assim quando se tem o controle da inflação e dos juros os resultados econômicos aparecem de forma favorável, ou seja, a políticamonetária tenta estabilizar as taxas de juros que são controlados da seguinte forma quando uma taxa de juros é baixa e está em declínio, associa-se a uma economia em desaceleração, enquanto que com uma taxa maior de juros a economia aparece com melhores condições de crescimento e expansão, por isso a necessidade de se manter a estabilização dos preços e dos juros. Assim utilizando-se da lei da ofertae procura o COPON tende a aumentar as taxas de juros quando a inflação está com viés positivo, reduzindo a oferta de crédito e desacelerando o consumo e vice versa.

No Brasil a taxa básica de juros, ou taxa SELIC è definida como uma meta a ser alcançada em um certo período, neste mesmo período defini-se qual a tendência de comportamento. Assim o sistema financeiro trabalha com a referência dataxa SELIC, e o BACEN cria condições para que a taxa de juros interbancária esteja próxima da meta definida, dessa forma a economia brasileira convive com indicadores consistentes de crescimento da atividade econômica, como os resultados para o PIB Produto Interno Bruto da ordem de 5,24% e projeções de 5,5 a 6% ao ano.

Desse modo a política monetária afeta também a distribuição de renda,pois com os salários praticamente estagnados o poder de compra dos assalariados está cada vez menor, sabendo-se que os juros existem e a inflação também e que os preços dos bens de consumo são reajustados, as pessoas de baixa renda ou assalariados restringem ao máximo suas compras. Enquanto que os grandes investidores que movimentam muito dinheiro aproveitam as taxas de juros para investir e assimaumentar e muito o seu capital.

Como vemos, a política monetária pode prejudicar o crescimento econômico de um país, mas não pode fazer a economia crescer além de seu potencial, que depende de fatores fundamentais da economia, fora do controle da política monetária, quanto a esse aspecto não há diferença entre a economia brasileira ou a economia de qualquer outro país, até mesmo dos EUA.


2Como a inflação brasileira atual afeta a distribuição de renda na sua comunidade.

Quando tem inflação, o poder de compra de qualquer cidadão diminui mesmo havendo indexação de preços, isso porque os preços dos produtos aumentam sempre antes do que os salários, sem contar que o aumento dos salários nunca é igual ao dos preços, dessa forma a distribuição de renda fica afetada, poiscom o poder aquisitivo menor os assalariados compram menos e acabam transferindo sua renda aos capitalistas. Isso ocorre em qualquer região do país e não é diferente em nossa cidade, com os salários praticamente congelados e os preços dos produtos sempre aumentando, mesmo que de forma sutil, a classe assalariada está cada vez mais pobre enquanto que os capitalistas e grandes investidores que...
tracking img