Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Economía

Línea de autor: OGlobo

Lino Rodrigues

SÃO BERNARDO DO CAMPO. O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, afirmou ontem que oFundo Garantidor de Crédito da instituição estará disponível para micro e pequenas empresas a partir da próxima semana. O fundo, segundo Coutinho, que terá capitalização inicial do governo de R$ 700milhões e cobrirá até 80% do financiamento, tornará mais fácil e acessível os recursos do BNDES para os pequenos empresários, que passam a ter uma garantia segura nos empréstimos realizados na rede debancos que opera essas linhas crédito.

- Com a implantação eficaz desse fundo, temos a esperança de destravar o crédito para as pequenas empresas - disse Coutinho, depois de palestra em semináriosobre crédito, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

Em tom de crítica, o presidente do BNDES disse que as reduções da Selic, a taxa básica de juros da economia, ainda não se refletiram na pontado crédito ao consumidor. E cobrou dos bancos privados uma maior oferta de crédito às micro e pequenas empresas. Segundo ele, as instituições privadas estão 'ultracapitalizadas', sólidas e emcondições de aumentar a oferta de recursos sem preocupação, já que a inadimplência começa a voltar aos níveis pré-crise.

- Chegou o momento do setor bancário voltar a oferecer crédito. Nós temos confiança deque isso vai acontecer naturalmente - disse ele.

Para Coutinho, o pior da crise no Brasil já passou, a economia está voltando a crescer e o mercado interno está firme. Esse cenário melhor, previuele, deve levar a economia brasileira a um crescimento de 'algo próximo de 1%' este ano e de 4% em 2009.

- A nossa expectativa agora no segundo semestre é de uma recuperação gradual e segura daprodução industrial e dos investimentos, em direção a crescimento de pelo menos 4% em 2010.

© 2006 Todos os direitos reservados a Infoglobo S/A. Este material não pode ser publicado, transmitido...
tracking img