Responsabilidade social e meio ambiente aula 02

5- A Vale Fertilizantes, após dois anos da implementação do projeto de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL), conseguiu reduzir em 80% a emissão de óxido nitroso (N₂O) gerado nas unidades deprodução de ácido nítrico de dois de seus complexos industriais em Cubatão (SP). Em acordo com a política internacional de comércio de créditos de carbono, recebeu este mês o equivalente a 135.663créditos de carbono (CER – Certificado de Redução de Emissões). A Vale Fertilizantes, pioneira nesse processo no polo de Cubatão, planeja aplicar o montante arrecadado com os créditos de carbono em projetosde melhoria do desempenho ambiental das suas unidades produtivas. (Vale Fertilizantes recebe primeiros créditos de carbono. 28 jan. 2011. Disponível em:http://www.anapa.com.br/principal/index.php?option=com_content&view=article&catid=39%3Anoticias&id=4958%3A28012011-vale-fertilizantes-recebe-primeiros-creditos-de-carbono&Itemid=77&lang=pt. Acesso em: 27 mar. 2011.)
A partirda leitura do texto, assinale a alternativa INCORRETA a respeito dos créditos de carbono:

a. Com os recursos financeiros oriundos da venda dos créditos de carbono, a Vale poderá revertê-los embenefício de projetos sociais ou melhoria do desempenho ambiental.

b. Os créditos de carbono são certificados que são emitidos a empresas ambientalmente responsáveis que conseguem reduzir aemissão de gases do efeito estufa no ambiente.

c. Quando um país compra créditos de carbono de outro que libera pouco carbono, garante o direito de continuar emitindo, no ambiente, gases quecontribuem para o efeito estufa, anulando as metas de redução acordadas no Protocolo de Kyoto.

d. Os países ou indústrias que não conseguem atingir as metas de reduções de emissões, tornam-secompradores de créditos de carbono, o que é permitido pelo Protocolo de Kyoto.

e. O objetivo do mercado de créditos de carbono é estimular investimentos em Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL) e...
tracking img