Atps de projeto multidisciplinar i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3896 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA




PROJETO MULTIDISCIPLINAR I
(Mª Clotilde Bastos)

ANA PAULA C OSMA DA SILVA RA: 3341559319
APARECIDA ROCHA BANDEIRA RA:3344558001
DAYANE FREITAS BARROSO RA: 3318529860
DAIANE DOS SANTOS RA:3341557204
ELISANGELA B ALVARENGA RA:3305501758
ROSELI COSTA DA SILVARA:3307421887





Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar I” sob orientação do professor-tutor a distância SIMONE ANACLETO PARIZ




Santo André
2012
etapas que envolvem a elaboração de um projeto educativo.

IDENTIFICAÇÃO: (TÍTULO) Nome do Escola, Nome doProjeto, e ano / turmas em que será desenvolvido.



JUSTIFICATIVA: A Justificativa deve caracterizar a situação real, obedecendo os seguinte critérios: - Identificar os resultados de projetos anteriores que caracterizam a sua comunidade. - Descrever a situação existente a ser modificada pela execução do projeto, utilizando dados que retratem o desafio de uma maneira precisa. O professorapresentará as causas que o levou a idealizar o projeto (data comemorativa, um problema social, um tema específico do conteúdo curricular etc.).

OBJETIVO GERAL: É o que se pretende alcançar com o desenvolvimento do Projeto e deve ser redigido de modo claro, preciso e sem ambigüidade. O primeiro procedimento é verificar se o tema escolhido se restringe à sala de aula e ao universo escolar ou secontempla à sociedade como um todo. A partir disso, delimitar as metas a serem atingidas:


OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Detalhamento do Objetivo Geral, deve ser formulado, atendendo aos seguintes critérios: - Ser formulado com verbo no infinitivo que define a ação a ser cumprida. - Identificar as mudanças necessárias à modificação da situação existente, descrita pela justificativa.METODOLOGIA E ESTRATÉGIAS DE AÇÃO: (a maneira como vai se desenvolver as atividades e as atividades em si): APRENDER A SER: Transformar a realidade social, compreender e discutir os diferentes contextos e se colocar como personagem principal de uma nova história; APRENDER A APRENDER: Pensar, argumentar, buscar e selecionar Informações; APRENDER A FAZER: Desenvolver as competências e habilidades no ProjetoProposto; APRENDER A CONVIVER: Incorporar a solidariedade, responsabilidade e reciprocidade nas relações pessoais e sociais, através de ações do cotidiano.

CRONOGRAMA: Compõe o tempo que irá iniciar o Projeto e o término do mesmo. Depois dos objetivos traçados, o professor registrará as diversas atividades a serem executadas pelos alunos.


MATERIAIS: o que vou precisar?
Neste momento, oprofessor deve calcular o material a ser utilizado, o tempo de confecção, a duração de cada uma atividade, etc.


AVALIAÇÃO: Processo contínuo.
1. Quais foram os indicadores de sucesso atingidos?
2. Quais são os motivos do impedimento para o cumprimento de aspectos da programação?
3. Que medidas devem ser viabilizadas para se superar as dificuldades identificadas?


PUBLICAÇÃO:Apresentar o produto final do projeto é alimentar a autoestima e a auto-percepção real. Propicia o contato com as potencialidades e as limitações













Refletir sobre as propostas desenvolvidas no currículo da Educação Básica.
Componentes de um Projeto Pedagógico
Cada escola convive com problemas diferenciados e o projeto pedagógico deve refletir a realidade de cada uma, bem como avisão de seus principais segmentos. Entretanto, existem componentes que, normalmente, devem constar da elaboração de um projeto. A seguir, serão explicitados alguns destes componentes.
• Conteúdos Curriculares
Uma das preocupações centrais do projeto pedagógico é a abordagem dos problemas de ensino-aprendizagem. Devem ser considerados tanto a forma de apresentar os conteúdos,...
tracking img