Atps de psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA



PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
PORTFÓLIO VIRTUAL
(Ma. Cristiane Vinholi de Brito)






Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Aprendizagem”, sob orientação do professor-tutor a distânciaSIMONE ANACLETO PARIZ




Santo André
2012
Sumário

Apresentação 2


Etapa -1 Contribuições Da Psicologia Para A Educação (Passos 1,2 E 3)


A Importância Da Psicologia Para A Pedagogia 4


Psicologia E Pedagogia Caminham Juntas 6


Etapa - 2- Significações E Empregabilidade Das Teorias Nos Diversos Contextos Estudados (Passos 1,2 E 3) 8


2.1 – Tabela: AspectosSignificativos De Cada Teoria 9


2.2-Significações E Empregabilidade Das Teorias Estudadas 10


Etapa - 3 - Fatores Que Interferem No Desenvolvimento Dos Seres Humanos 11


Etapa 4 – Passos 1,2 E 3 - Contribuições Do Jogo Na Educação 13


As Contribuições Do Jogo Na Educação E No Desenvolvimento Das Crianças.


O Jogo Na Educação : É Brincando Que Se Aprende


Tabela: Jogos NaEducação 16


Considerações Finais 20


Referências Bibliográficas 21




APRESENTAÇÃO


Este portfólio tem como principal objetivo relatar o processo de aprendizagem sobre a disciplina Psicologia da Educação que está dividido em quatro unidades com textos de suma importância de fácil compreensão. A disciplina Psicologia da Educação despertou a curiosidade e o interesse sobre apsicologia, ganhando rapidamente importância no meio acadêmico tendo como referência as teorias formuladas por Vigotski, pois buscava uma Psicologia que superasse as tradições positivistas e estudasse o homem.
Vigotski e Piaget são os maiores teóricos do desenvolvimento humano, portanto se faz necessário o estudo sobre suas contribuições para a psicologia da educação se fizer uma comparaçãoentre ambos veremos que Piaget possui uma tendência hiperconstrutivista com ênfase no papel estruturante do sujeito (afetividade, experiências físicas, transmissões sociais e culturais e equilibrarão).
É importante salientar que Vigotski também apresenta um aspecto construtivista, quando busca explicar o aparecimento de inovações e mudanças no desenvolvimento ele não via o homem como ser passivo esim como ser ativo, que age sobre o mundo, nas relações sociais. Vigotski da ênfase à linguagem e sua relação com o pensamento.
O conceito de aprendizagem para psicologia e complexo é precisa ser investigado, na concepção de Ausubel, a aprendizagem se da através da vida, onde o sujeito adquire um numero infinito de informações em qualquer idade para transformar novas ações como forma deinclusão em seu meio.
Na atualidade aprendizagem segundo a concepção de Vigotski sempre se da através da relação entre pessoas não há um desenvolvimento pronto e previsto uma vez que sofremos influencias externa, o ensino aprendizagem ocorre à apropriação da cultura e o consequente desenvolvimento do sujeito, a aprendizagem da criança ocorre no nascimento e a escola se torna um lugar privilegiadopara o desenvolvimento quando o ensino é voltado para as funções psicológicas, quando educador e educando são parceiros em busca de soluções para enfrentar as dificuldades; o planejamento das atividades. A Psicologia é uma só, mas parece haver várias “psicologia” isso porque o seu objetivo é tratado sob enfoques diferentes.
A Pedagogia se modifica e se renova a cada idade, e é fundada sobre asrelações que se estabelecem entre o indivíduo e a realidade de cada época.
O resgate de importantes contribuições teóricas para a Psicologia e a Educação tem sido um fenômeno significativo nas últimas décadas, por possibilitar a ampliação das dimensões consideradas na análise dos processos de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos e permitir uma compreensão mais abrangente, totalizante e...
tracking img