Sobre o livro antigona

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1208 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) No livro Antígona, mostra a oposição do Direito Natural onde a heroína defende que todos tem o direito a ser enterrado conforme suas crenças e o Direito Positivo, lei (edito) imposta pelo Rei Creonte que não deveriam dar as honras do sepultamento ao irmão de Antígona (Polinicis) acreditando que ele era traidor lutando até a morte com o irmão. Hemon que era filho de Creonte, tambémdemonstra que o pai também não estava levando em consideração os costumes e a crença religiosa (direito natural)
Alguns versos que demonstram esta oposição: Direito Positivo X Direito Natural;
Antigona falando com a irmã Ismenia que os dois irmão teriam o direito ao enterro digno;
“Certamente! Pois não saber que Creonte concedeu a um de nossos irmãos e negou ao outro , as honras da sepultura? Dizemque inumou a Etéocles como era de justiça e de acordo com os ritos assegurando-lhe um lugar condigno entre os mortos, ao passo que, quanto ao infeliz Polinice, ele proibiu aos cidadãos que encerrem o corpo num túmulo, e sobre este derramem suas lagrimas. Quer que permaneça insepulto sem homenagens fúnebres, e presa de aves carniceiras. Tais são as ordens que a bondade de Creonte impões ...”
Ismenia“ Queres tu, realmente, sepultá-lo, embora isso tenha sido vedado a toda a cidade?”
Antigona
“Uma coisa é certa: Polinice era meu irmã, e teu também, embora recuses o que eu te peço. Não poderei ser acusada de traição para com o meu dever.”

Creonte impondo o seu edito fala a Antigona:
“ E apesar disso, tiveste a audácia de desobedecer a essa determinação?”
Antígona
“ Sim, porque não foiJúpiter que a promulgo; e a Justiça, a deusa que habita com as divindades subterrâneas jamais estabeleceu tal decreto os humanos; nem eu creio que teu édito tenha força bastante para conferir a um mortal o poder de infringir as leis divinas que nunca foram escritas, mas são irrevogáveis; não esistem a partir de ontem, ou de hoje; são eternas, sim! E ninguém sabe desde quando vigoram! Taisdecretos, eu, que não temo o poder de o poder de homem algum posso violar sem que por isso me venham a punir os deuses!...
Antigone
“Seja como for Hades exige que a ambos se apliquem os mesmos ritos!”
Creontes
“ Não é justo dar ao homem de bem tratamento igual ao do criminoso.”
Antigona
“ Quem nos garante que esse preceito seja consagrado na mansão dos mortos?”
O seu filho também através dos versosabaixo demostra esta oposição e a tirania do pai (não se preocupando com o que todos pensavam)
Hémon conversando com o pai;
“ ... como a cidade inteira deplora o sacrifico dessa jovem; e como, na opinião de todas as mulheres, ela não merece a morte por ter praticado uma ação gloriosa... Seu irmão jazia insepulto; ela não quis que ele fosse espedaçado pelos cães famintos, ou pelas avescarniceiras. “Por acaso não merece ela uma coroa de louros?” eis o que todos dizem... “
“ ... Mas não creias que só tuas decisões sejam acertadas e justas...”
“ Porque te vejo renegar os ditames da Justiça!”
Creonte
“ Por acaso eu a ofendo sustentando minha autoridade?”
Hemon
“Mas tu não a sustentas calcando aos pés os preceitos que emanam deuses!”
O próprio Corifeu através do verso abaixo demonstrasua indignação na imposição do soberano
“ Eu próprio sinto-me revoltado contra as leis e não posso conter minhas lágrimas ao ver Antígona dirigir-se para o seu leito nupcial: o túmulo – onde hão de dormir todos os humanos!”

O próprio Creonte fica em dúvida após ouvir o Tiresias adivinho e após pedir opinião do que fazer ao Corifeu
“... Eu próprio visto que mudei de resolução,eu próprio,ordenei a prisão de Antígona, irei libertá-la! Agora, sim, eu creio que é bem melhor passar a vida obedecendo as leis que regem o mundo!”

Nos dias de hoje ainda existe este choque entre o Direito Natural e o Direito Positivo, uma vez que a interpretração das regras e muito difícil. Acreditamos que e possível nos dias de hoje a conciliação entre as duas linhas de pensamentos.






2)...
tracking img