RESUMO DO PARADIDÁTICO Édipo Rei - Antígona

3034 palavras 13 páginas
============================================
ÉDIPO REI
============================================
Édipo Rei é uma peça de Sófocles – filósofo grego e um dos mais importantes escritores de tragédi a– e trata da tragédia que se abate sobre a família de Édipo.
Édipo é filho de Laio, rei de Tebas, que foi amaldiçoado de forma que seu primeiro filho tornar-se-ia seu assassino e desposaria a própria mãe. Tentando escapar da ira dos deuses, Laio manda matar Édipo no momento do seu nascimento. No entanto, a vontade do destino é mais forte e Édipo sobrevive, salvo por um pastor que o entregou a Políbio, rei de Corinto.
Quando adulto, Édipo fica sabendo da maldição que fora atribuída a seu pai (o qual acreditava ser Políbio, naturalmente), e, para que ela não se concretizasse, foge de Corinto para Tebas, sem saber que lá sim é que seus pais verdadeiros moravam.
No meio da viagem, em uma encruzilhada, encontra uma caravana que partira de Tebas. O cocheiro que conduzia o carro com a autoridade maior humilha e empurra Édipo para fora da estrada, enraivecendo-o e levando-o a matar todos para resgatar a honra que havia sido ferida. O pobre viajante não tinha conhecimento de que a autoridade era justamente o Rei Laio, seu pai biológico. A profecia acaba por se concretizar.
"Seguia eu minha rota, quando cheguei à tríplice encruzilhada; ali, surgem-me pela frente (...) um arauto, e logo após, um carro tirado por uma parelha de cavalos, e nele um homem (...). O cocheiro e o viajante empurraram-me violentamente para fora da estrada. Furioso, eu ataquei o cocheiro; nesse momento passava o carro ao meu lado, e o viajante chicoteou-me na cara (...). Ah! Mas ele pagou caro essa afronta; ergui o bordão com que viajava, e bati-lhe, com esta mão; ele caiu, à primeira pancada, no fundo do carro. Atacado, matei os outros." (Livro “Édipo Rei - Antígona - UESB" [pág. 58])
Após esse horrendo episódio, Édipo continua sua caminhada para Tebas. Durante a viagem, o homem encontra um

Relacionados

  • TecendoLiteratura Livro
    152067 palavras | 609 páginas