Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O BRASIL DE ONTEM

Em 1500, os portugueses "perderam-se" no Atlântico e foram para sudoeste, onde encontraram o Brasil. Com essa descoberta, passaram a retirar madeiras , com o tempo, colonizaram o novo território, colhendo diversas especiarias e ouro, muito ouro, com o qual enriqueceram e, gastadores, usaram para pagar o que compravam dos poderosos ingleses.

No século 16, começaram aficar evidentes os interesses e os objetivos de Portugal nas terras brasileiras.

As relações econômicas que vigoravam entre as nações européias baseavam-se no mercantilismo, cuja base eram o comércio internacional e a adoção de políticas econômicas protecionistas.

Cada nação procurava produzir e vender para o mercado consumidor internacional uma maior quantidade de produtos manufaturados,impondo pesadas taxas de impostos aos produtos importados. Asseguravam, desse modo, a manutenção de uma balança comercial favorável.
As nações que possuíam colônias de exploração levavam maiores vantagens no comércio internacional. A principal função dessas colônias era fornecer matérias-primas e riquezas minerais para as nações colonizadoras - ou seja, para as metrópoles. Ao mesmo tempo, serviam demercado consumidor para seus produtos manufaturados. Havia uma imposição de exclusividade, ou monopólio, do comércio da colônia para com a metrópole, que foi chamada de pacto colonial.

Pacto colonial pode se dizer que é uma relação de dependência econômica que beneficiava as metrópoles.
Somente em 1808, mais de trezentos anos depois de ser descoberto por Portugal, é que o Brasil obteve umaautorização do governo português para estabelecer as primeiras fábricas.
No século XXI, o Brasil é uma das dez maiores economias do mundo. Se, pelo menos até meados do século XX, suas exportações eram basicamente constituídas de matérias-primas e alimentos, como o açúcar, borracha e ouro, hoje 84% das exportações se constituem de produtos manufaturados e semimanufaturados.
O período de grandetransformação econômica e crescimento ocorreu entre 1875 e 1975.
Nos anos 2000, a produção interna aumentou 32,3%. O agronegócio (agricultura e pecuária) cresceram muito mesmo depois de ter resistido às crises internacionais, que exigiram uma constante adaptação da economia brasileira.



O BRASIL DE HOJE

Oitava maior economia da Terra e maior economia latino-americana, o Brasil tem hojeforte influência internacional, seja em âmbito regional ou global.

Encontra-se entre os países com melhor qualidade de vida do planeta, além de possuir 20%, aproximadamente, de toda biodiversidade mundial, sendo exemplo desta riqueza a Floresta Amazônica, com 3,6 milhões de quilômetros quadrados, a Mata Atlântica, o Pantanal e o Cerrado.

Apesar de ser o quinto país mais populoso do mundo, oBrasil apresenta uma das mais baixas densidades populacionais. A maior parte da população se concentra ao longo do litoral.

Devido à colonização portuguesa, o Brasil é o único país de língua portuguesa do continente americano.

A religião com mais seguidores é o catolicismo, sendo o país com maior número de católicos nominais do mundo.

A sociedade brasileira é uma das mais multirraciaisdo mundo, sendo formada por descendentes de europeus, indígenas, africanos e asiáticos.

Vinte e cinco anos depois da redemocratização política, o Brasil segue evoluindo. Sem dor e com passos de formiga, vamos mudando nossas instituições com base em vários acordos.
No campo empresarial, a receita coloca as três grandes agências de financiamento ao lado dos setores mais importantes. O Banco doBrasil fica com a agricultura; a Caixa, com a habitação; e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com a indústria.
O poder público completa, controlando diretamente algumas das mais importantes empresas do país, como Petrobras, Eletrobras, Itaipu, e exercendo importante influência por meio de fundos de pensão e do BNDES, por exemplo.
No campo da administração pública,...
tracking img