Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atps De Economia

ATPS de Economia
Etapa º2
Aula-tema: Microeconomia: formação de preços.
Passo 1:
Maximização de Lucros
A teoria microeconômica tradicional (tambémchamada teoria neoclássica ou teoria marginalista) é o que as empresas têm como maior objetivo a maximização de lucros, no curto ou longo prazo. Lucro total é a diferença entre asreceitas de vendas da empresa e os custos totais de produção.
(LT = RT – CT)
LT: lucro total
RT: receita total devendas
CT: custo total de produção

A empresa desejando maximizar seus lucros escolhera o nível de produção que tenha diferença positiva entre (RT) e (CT) e que esta seja a maiorpossível (máxima).
Receita marginal (RMg) é o acréscimo da receita total da empresa quando se vende um adicional de seu produto.
A empresa pode maximizar seu lucro num nível deprodução que a RMg da ultima unidade seja igual ao custo marginal da ultima unidade produzida.

(RMg = CMg)Raciocínio de maximização:
Suponhamos que a empresa esteja em um ponto de produção em que a recita marginal supera o custo marginal (RMg > CMg). Nesse caso, o empresário terá interesse emaumentar a produção, porque cada unidade adicional fabricada aumenta seus lucros, já que sua receita marginal é maior que o custo marginal.
Agora em outro nível de produção: RMg< CMg. Nesse caso, o empresário terá interesse em diminuir a produção, pois cada unidade adicional que deixa de ser fabricada aumenta seus lucros, uma vez que seu custo marginalé maior que a recita marginal. Em conseqüência, o empresário fabricara a quantidade de seu produto no ponto em que RMg = CMg, pois desse modo seu lucro total será Maximo.
tracking img