Curso de informatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3217 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
unesp Universidade Estadual Paulista
Câmpus de Rio Claro




Pólo Computacional - Rio Claro


Curso Básico de InterNet



Sidney de Paula Neto
Leandro Rodrigues Pinto
* Programadores *










Unesp
Maio - 1997
Internet Serviços Básicos



SERVIÇOS E FERRAMENTASNA INTERNET

Quais são e como funcionam?

O correio eletrônico, o acesso remoto (telnet), e a transferência de arquivos (FTP) compõem a tríade dos serviços básicos da Internet. Contudo, a utilização desses serviços pressupõe o conhecimento prévio da localização da informação. À medida que as redes de computadores crescem e que o volume armazenado de informações aumenta, sãodesenvolvidas novas e engenhosas ferramentas visando facilitar a localização e o acesso aos dados disponíveis. São exemplos de algumas ferramentas: o hytelnet, o gopher, o WWW, o WAIS, Netfind, etc. Com o auxílio dessas ferramentas, é possível assim "navegar" na Internet e ter o acesso à imensa gama de informações disponíveis em rede.
As ferramentas da Internet são sistemas que utilizam a filosofiacliente/servidor em que há módulos de programas distintos para executar os pedidos de informação (módulo cliente) e para capturar os pedidos do usuário e apresentar os resultados da execução desses pedidos (módulo servidor). Portanto, para usá-las (as ferramentas) é necessário instalar um módulo cliente compatível com o equipamento do usuário. A maioria dos programas para utilização dos serviços eferramentas da Internet são de domínio público, isto é, podem ser recuperadas gratuitamente através da própria rede.
O tipo de serviço e/ou ferramenta a ser acessado depende também do grau de conectividade à rede que o usuário possui; o que é determinado por protocolos e velocidade de comunicação.

COMUNICAÇÃO

Na Internet, a comunicação pode ser de modo assíncrono ou em tempo real.A comunicação assíncrona (correio eletrônico) significa que um usuário pode digitar uma mensagem e enviar sem que haja necessidade do destinatário estar utilizando a rede no momento. A comunicação interativa significa que o usuário pode estabelecer uma "conversa", em tempo real, por computador com outro usuário .

CORREIO ELETRÔNICO

É o serviço básico de comunicação em redes decomputadores. O processo de troca de mensagens eletrônicas é bastante rápido e fácil, necessitando apenas de um programa de correio eletrônico e do endereço eletrônico dos envolvidos.
O endereço eletrônico de um usuário na Internet contém todas as informações necessárias para que a mensagem chegue ao seu destino. Ele é composto de uma parte relacionada ao destinatário da mensagem (username) e umaparte relacionada a localização do destinatário, no formato:

username@subdomínios.domínio.país

Ex: lazinho@caviar.igce.unesp.br

Uma mensagem é composta de cabeçalho e corpo. O cabeçalho informa a data do envio da mensagem, o endereço do emitente, um título sobre o assunto, além de informações de controle. O corpo da mensagem é o seu conteúdo em si.
Embora a grande maioria dasmensagens trocadas via rede sejam constituídas por informação puramente textual, também é possível obter outros tipos de informação, tais como sons e imagens. Através de correio eletrônico também é possível utilizar outros serviços de rede, tais como listas de discussão, Usenet News, ftp, archie.




LISTA DE DISCUSSÃO

São comumente usadas como meio de comunicação entre pessoasinteressadas em discutir temas específicos através do correio eletrônico. As listas podem envolver desde duas até milhares de pessoas e englobam diversos temas em diferentes áreas de atuação.
As listas são implantadas através de programas conhecidos como servidores ou processadores de listas, usados originalmente na rede Bitnet. O processo é o seguinte: o listserver mantém uma lista de...
tracking img